segunda-feira, 4 de junho de 2012

O 1º ELEMENTO (3ª SÉRIE)


33
Crédito pessoal
Porque a crise continua, justifica-se o regresso a este assunto tão problemático.
Quase ninguém consegue viver e construir a sua vida sem ter por base um, dois, três ou mais créditos. São vários e conseguidos das mais diversas maneiras pelas diferentes instituições financeiras.
Usamos e abusamos do cartão de crédito. A casa, o carro, as obras lá em casa, mobílias, férias, computadores, e até vestuário, tudo se adquire recorrendo ao crédito.
Verificamos que muitas famílias estão completamente “estranguladas” porque não conseguem liquidar tantas prestações e recorrem a crédito adicional para pagar os créditos mais antigos. Sendo este um ciclo vicioso, aniquila a tranquilidade de qualquer família conduzindo-a à rotura. Aquilo que o homem pede é tudo menos o que vem do alto. O desejo de possuir bens materiais sobrepõe-se a tudo. A gestão das nossas vidas torna-se tanto mais desastrosa à medida que aumenta o nosso desejo de consumir. Um dia, aquando da nossa partida, só levaremos a roupa que alguém nos vestirá. Os bens materiais não caberão na sepultura.

Paulo Gonçalves

7 comentários:

  1. ESTAMOS A CHEGAR A UMA ALTURA EM QUE MUITOS POVOAM O BLOGUE MAS NÃO O COMENTAM.
    Penso que mesmo no Verão passam trabalhos de grande qualidade e que não assentam só nas festividades de Peniche. É o caso deste que é pertinente, real e bem gravoso para a nossa sociedade. Bem apanhado!
    excelente!

    ResponderEliminar
  2. lucilia gaspar04/06/12, 19:28

    Parabéns Paulo,por este trabalho magnifico!como tu mencionas, e muito bem: é sem duvida alguma,um assunto problemático.
    Não é justo, que a classe média tenha que ser penalizada e sacrificada, pelas fraudes, dos senhores que dizem ser pessoas de bem e que por interesse próprio, destrói a vida familiar de quem trabalha e paga os devidos impostos. São Ladrões e Grandes Vigaristas! deviam juridicamente, ser chamados a responder, por tamanho descalabro financeiro e desemprego no nosso país.

    ResponderEliminar
  3. Grande trabalho de análise que comprova a nossa sociedade.

    ResponderEliminar
  4. Pois é! Infelizmente a na nossa vida vivemos afogados até ao pescoço.
    Como a música do Blogue; é uma euforia a do consumismo.

    ResponderEliminar
  5. António Alves05/06/12, 19:26

    Temos que pagar se queremos sobreviver. Vale tudo inclusive arrancar olhos. Depois admiram-se das noticias horrendas dos jornais. MISÉRIA HUMANA!!!

    ResponderEliminar
  6. Excelente crónica!

    ResponderEliminar
  7. Linda e útil abordagem.

    ResponderEliminar