domingo, 17 de fevereiro de 2013

Nova Ponte no Fosso

Peniche - Obra do Fosso da Muralha
Abertura ao público da nova Ponte Pedonal junto ao antigo campo de futebol do GDP

É já na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, pelas 14h00, que será aberta ao público a nova Ponte Pedonal localizada na zona do antigo campo de futebol do Baluarte, assinalando a conclusão da última componente da 1ª fase da obra da Empreitada de Recuperação do Fosso da Muralha. 
Em termos de estrutura, a ponte, com 96,0m de comprimento, é constituída por seis módulos de 16,0 m de comprimento divididos em dois vãos de 8,00m. 
A inclinação muito suave dos troços laterais da ponte dispensa a adoção de plataformas horizontais de descanso ao longo do seu desenvolvimento, mantendo, no entanto, asseguradas as condições de acessibilidade aos espaços públicos definidas no DL 163/2006. 
A ponte é suportada por pilares metálicos e a entrada em cada extremo apresenta sinalização vertical aconselhando a utilização da ponte apenas por adultos ou crianças acompanhadas por adultos.
Complementarmente a esta ponte pedonal foi instalada uma plataforma flutuante junto à muralha, para apoio lúdico e recreativo (instalação de esplanada, acesso a pequenas embarcações do tipo “gaivotas”, canoas, etc.).
As restantes obras integradas na Empreitada de Recuperação do Fosso da Muralha – 1.ª Fase (Área Molhada) foram já concluídas, nomeadamente a ponte pedonal localizada junto à Capitania e Paços do Concelho, que foi aberta à utilização no dia 4 de março de 2011, substituindo a travessia pedonal que aí existia; a “Ponte Velha”, cuja reabertura à circulação rodoviária teve lugar no dia 22 de novembro de 2011 e o projecto da Eclusa (implantada no canal que proporciona a comunicação da área do Porto de Pesca com o Fosso) concluído em novembro de 2012. 
A Recuperação do Fosso da Muralha – 1.ª Fase (Área Molhada) tem um investimento elegível de 3.966.128,13 euros co-financiados em 80% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional da Região Centro (Mais Centro) e encontra-se integrada num conjunto de diversos projectos de reabilitação urbana da cidade de Peniche, apoiados pelo mesmo programa.

Sem comentários:

Enviar um comentário