Capitulo. 2
Em 1784 o San Pedro de Alcântara carregava quase mil toneladas de carga, ou seja, cerca do dobro da carga normalmente indicada como limite para um navio daquelas características. Desta carga, cerca de 600 toneladas seriam de Cobre, 153 toneladas de Prata sob a forma de moeda e 4 toneladas de Ouro.
Com esta carga o navio corria o risco de perder o fundo em caso de uma tempestade e ficaria muito difícil de manobrar.
Durante a viagem, e desde o seu início eram inúmeras as infiltrações de água que se registavam no San Pedro de Alcântara, de tal forma que estava em risco de naufragar, tanto assim que apesar do contínuo movimento de bombas de água pela tripulação, após dobrar o Cabo Horn, o navio atracou no Rio de Janeiro, Brasil, para reparações.
Fonte de pesquisa://nautarch.tamu.edu/shiplab/
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Paulo Gonçalves
Continua um grande momento histórico de Peniche.
ResponderEliminarFantástico
ResponderEliminarGrande artigo.
ResponderEliminarÉ um trabalho espectacular.
ResponderEliminarMais um trabalho de qualidade.
ResponderEliminarChamar a um Blogue algo de supremamente histórico e belo no conceito de aprendizagem, é impressionante! Grande momento histórico. Um grande bravo ao Blogue pelo passo de gigante dado.
ResponderEliminarBelos trabalhos.
ResponderEliminarÉ de valorizar este trabalho.
ResponderEliminarFantástico
ResponderEliminarUm trabalho que dignifica o blogue
ResponderEliminarTodos os trabalhos o tornam mais abrangente. fantástico.
ResponderEliminarGrandioso trabalho
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