1 NOVIDADE
Os estados ricos fomentam uma sociedade com um bom crescimento cultural.
Auferindo um bom vencimento poderei mais facilmente ter acesso a bons livros, ir ao cinema, ir ao teatro, visitar museus, exposições, assistir a diversos tipos de espectáculos, viajar e pagar diversas formações que ache necessárias. Sendo detentor de capital facilmente custeio tudo isso. É mais que evidente que a nossa, fiel e companheira crise, criou uma barreira cultural.
Com menos dinheiro compramos menos livros, filmes e frequentamos menos o Cinema.
O mesmo se passa em todo o país. As famílias estão endividadas, os vencimentos não aumentam e esses factores condicionam o acesso à cultura. Valerá a pena “apertar tanto o cinto”? Afinal de contas continuamos permanentemente em crise e não vislumbramos o seu fim, por mais longa que seja a nossa vida.
Paulo Gonçalves
Pois é! Infelizmente, para a grande maioria dos portugueses é cada vez mais difícil ter acesso à cultura. Comprar um livro é um tormento, ir ao cinema idem e ao teatro ainda pior. Estão em primeiro lugar os bens de primeira necessidade. Assim cá vamos construindo uma sociedade novelesca. Felizmente ainda existem alguns (poucos) sítios, onde a cultura é boa e gratuita, como é o caso do Blogue Peniche Livre.
ResponderEliminarQue bela abordagem. Fico feliz porque se está a ir um pouco mais longe e em temas mais abrangentes. Parabéns pelo cantinho, que de solitário não tem nada. Percebo que o título se reveste de alguma ironia em relação aos “Velhos do Restelo” é uma forma bem original de chamar a atenção.
ResponderEliminarA situação monetária dos portugueses não está fácil e é importante falar, e de forma clara como aqui foi dito. A liberdade passa por se dizer, educadamente, a verdade e por isso todo o meu apreço por esta estreia e pela imagem do Blogue que não me canso de dizer, detona um grande e bem organizado projecto.
Mais um trabalho que me encanta. Assim ainda estamos melhor porque o Blogue ficou mais abrangente roçando um pouco, as más políticas.
ResponderEliminarÉ uma pena Portugal não sair disto. Os princípios de liberdade não funcionaram.
ResponderEliminarQue princípios devemos seguir? Não seria, já altura de o nível de vida ser outro?
Onde errámos?
Gostei muito deste tocar na ferida.
São muito bons, os passos que este Blogue tem dado. Está riquíssimo!
ResponderEliminarEste trabalho foca algo de muito importante e que nos toca a todos. Devemos batalhar para mudar e esta é uma boa forma.
Muitos e bons trabalhos. O Blogue está divino! Este trabalho reveste-se de uma nova abrangência que me agrada muito. O momento desta abordagem não podia ser melhor.
ResponderEliminarEste canto tem muito que se lhe diga.
Muitos e bons trabalhos. O Blogue está divino! Este trabalho reveste-se de uma nova abrangência que me agrada muito. O momento desta abordagem não podia ser melhor.
ResponderEliminarEste canto tem muito que se lhe diga.
Um assunto muito polémico e que eu gosto muito de ver por aqui. Este é um olhar que vai mais longe e se reveste de uma abrangência que muito me agrada. Ao tocar na política o Blogue, como órgão de informação e cultura, completa-se mas não se esgota.
ResponderEliminarMuito bom trabalho. Este assunto toca a todos. Os nossos políticos não querem saber de nós para nada. A eles nada falta e nós quase não conseguimos comprar o pão de cada dia.
ResponderEliminarEste artigo está muito bom.
ResponderEliminarUm trabalho que mostra a realidade do que acontece no nosso “livre” país. O 25 de Abril tem-se cumprido de forma inequívoca…ou não?
ResponderEliminarParabéns por terem tocado neste assunto! Aja coragem!
Existe falta de amor e excesso de despesismo nas políticas governamentais. Se não fosse assim, hoje já estaríamos noutro patamar.
ResponderEliminarO despesismo e mau governo são amigos da miséria.
ResponderEliminarEsta situação é isustentável.
ResponderEliminarEsta situação é um horror.
ResponderEliminarGOSTEI DA ABRANGÊNCIA.
ResponderEliminarAgora vou cantar uma canção do marco Paulo:
ResponderEliminarMaravilhoso Blogue maravilhoso.
Não deixem nunca de escrever, é um pedido!
Não deixem nunca de transmitir as emoções.
que este povo, convosco tem sentido!
PARABÉNS! ESTÁ TUDO FENOMENAL!
Adorei este cantinho!
ResponderEliminar