terça-feira, 19 de julho de 2011

O 1º ELEMENTO (2ª SÉRIE)

Capitulo 26
(Último)
Peregrinações

Peregrinar até a um Santuário é algo que se vive de uma forma muito especial. Quando fazemos um passeio, o nosso intuito é a diversão. Quando peregrinamos vamos com o firme intuito de nos unirmos a Deus e por isso vamos em oração. Peregrinar até Fátima tem uma componente acrescida de emoção e fé. Sabemos que ali se apresentou Nossa Senhora. Sabemos que escolheu três crianças humildes. Sabemos que se formos de coração aberto, ali a podemos sentir. As lágrimas brotam dos olhos porque é inexplicável a sensação. Talvez sintamos o seu conselho, talvez o seu sopro, talvez todo o seu amor. Uma coisa é certa, se o teu coração se abrir na humildade, não sairás dali indiferente.
Não te esqueças de peregrinar, de igual forma, até Peniche nos dias 6, 7, 8 e 9 de Agosto. Também aqui encontrarás Maria e será inesquecível. Quanto ao 1º Elemento regressará em Setembro com a sua terceira série. Boas férias, de preferência com Cristo e passando por esta bela cidade que é Peniche.
Paulo Gonçalves

EVANGELHOS

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 13,24-43)
Naquele tempo, Jesus disse às multidões mais esta parábola: “O reino dos Céus pode comparar-se a um homem que semeou boa semente no seu campo. Enquanto todos dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e foi-se embora. Quando o trigo cresceu e deu fruto, apareceu também o joio. Os servos do dono da casa foram dizer-lhe: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem então o joio? Ele respondeu-lhes: ‘Foi um inimigo que fez isso’. Disseram-lhe os servos: ‘Queres que vamos arrancar o joio?’ ‘Não! – disse ele – não suceda que, ao arrancardes o joio, arranqueis também o trigo. Deixai-os crescer ambos até à ceifa e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em molhos para queimar; e ao trigo, recolhei-o no meu celeiro’“. Jesus disse-lhes outra parábola: “O reino dos Céus pode comparar-se a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. Sendo a menor de todas as sementes, depois de crescer, é a maior de todas as plantas da horta e torna-se árvore, de modo que as aves do céu vêm abrigar-se nos seus ramos”. Disse-lhes outra parábola: “O reino dos Céus pode comparar-se ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até ficar tudo levedado”. Tudo isto disse Jesus em parábolas, e sem parábolas nada lhes dizia, a fim de se cumprir o que fora anunciado pelo profeta, que disse: “Abrirei a minha boca em parábolas, proclamarei verdades ocultas desde a criação do mundo”. Jesus deixou então as multidões e foi para casa. Os discípulos aproximaram-se d’Ele e disseram-Lhe: “Explica-nos a parábola do joio no campo”. Jesus respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do homem e o campo é o mundo. A boa semente são os filhos do reino, o joio são os filhos do Maligno e o inimigo que o semeou é o Demónio. A ceifa é o fim do mundo e os ceifeiros são os Anjos. Como o joio é apanhado e queimado no fogo, assim será no fim do mundo: o Filho do homem enviará os seus Anjos, que tirarão do seu reino todos os escandalosos e todos os que praticam a iniquidade, e hão-de lançá-los na fornalha ardente; aí haverá choro e ranger de dentes. Então, os justos brilharão como o sol no reino do seu Pai. Quem tem ouvidos, oiça”.
Fonte: Bíblia Sagrada

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Festas de Nª Srª Boa Viagem Ontem e Hoje


Em meados do séc. XX, as procissões eram enormíssimas. A procissão de Domingo, em terra, chegou mesmo a ser considerada a maior em todo o país. Estavam nela, representadas, alfaias do culto, alunos das diversas escolas, vários grupos de trabalhadores das indústrias locais, diversas bandas filarmónicas, trabalhadores do comércio, vários estandartes, crianças vestidas a rigor representando passagens das vida de Cristo e os pescadores iam trajados a com as roupas que usavam na faina do mar. Eram procissões belíssimas e carregadas de tradição e sentimento popular. Era o apelo em massa para agradecimento e protecção de Maria nas duras viagens pelo mar. No final, tal como hoje acontece, na Procissão de Domingo, havia uma largada de pombos com um forte aplauso a Nossa Senhora. Este era e ainda o é, um vibrante momento de comoção.

Paulo Gonçalves

HINOS DE BOA VIAGEM

…Senhora da Boa Viagem,
Dai-me a luz do teu olhar
Pois rezando a vossos pés
Está um velho homem do mar! ...

Hino a Nª Senhora da Boa Viagem 

quinta-feira, 14 de julho de 2011

OS SANTOS DA SEMANA

(Semana 29)
17.07.11 – Stª Generosa
18.07.11 – S. Frederico
19.07.11 – Stª Justa
20.07.11 – S. Elias
21.07.11 – S. Lourenço de Brindes
22.07.11 – Stª Maria Madalena
23.07.11 – Stª Brigida
Paulo Gonçalves

terça-feira, 12 de julho de 2011

BARÓMETRO PENICHE LIVRE (2ª SÉRIE)

O Regresso do Verão (2)

Todos os anos esperamos, ansiosamente, o Verão. Viver em Peniche, normalmente, traz-nos a sensação de frustração, quando a estação desejada chega. É a Nortada que nunca acaba, são as neblinas, os nevoeiros e como se não bastasse alguma chuva, céu cinzento quase permanentemente e as temperaturas, algo, modestas.
Porque motivo se reveste de magia, esta Peniche, para nós?
Porque motivo, ainda esperamos um Verão cheio de Sol e calor?
Porque motivo fascina tanto?

Paulo Gonçalves

sábado, 9 de julho de 2011

Festas de Nª Srª Boa Viagem Ontem e Hoje

No final dos anos quarenta, as Festividades em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem foram alvo de profundas alterações. Era urgente solidificar as manifestações de fé tão debilitadas e alteradas na sua essência. O incremento imposto pelo Monsenhor Bastos, (Então Padre Bastos), foi essencial na consolidação desta tradição.
O momento da Procissão no Mar foi definitivamente denominado como o mais alto destas festividades. Esta grande e única celebração passou a acontecer anualmente sem interrupções. O apelo a todas as embarcações para participarem nesta grandiosa manifestação de fé, (Única no país), trouxe até nós embarcações de diversos portos, que vinham desfilar juntamente com as nossas. As embarcações eram cuidadosamente enfeitadas com bandeirinhas de papel, de diversas cores. No final esta procissão era engrandecida com um espectacular fogo de Artificio. Maria era assim, grandiosamente enaltecida, através da fé e confiança nela depositada pelos pescadores e população.
Esta procissão tem na sua essência, o marcado cunho pessoal de Monsenhor Bastos.

Paulo Gonçalves

A FRASE DA SEMANA

Todo o sentimento que provém do amor é dádiva por Deus.
 (Paulo Gonçalves)

OS SANTOS DA SEMANA

(Semana 28)
10.07.11 – Stª Felicidade
11.07.11 – Trasladação de S. Bento
12.07.11 – S. João Gualberto
13.07.11 – S. Henrique
14.07.11 – S. Camilo de Lélis
15.07.11 – S. Boaventura
16.07.11 – Nossa Senhora do Carmo
Paulo Gonçalves

EVANGELHOS

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 11,25-30)
Naquele tempo, Jesus exclamou: “Eu Te bendigo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas verdades aos sábios e inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Tudo me foi dado por meu Pai. Sim, Pai, Eu Te bendigo, porque assim foi do teu agrado. Ninguém conhece o Filho senão o Pai e ninguém conhece o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar. Vinde a Mim, todos os que andais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de Mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e a minha carga é leve”.
Fonte: Bíblia Sagrada

segunda-feira, 4 de julho de 2011

HINOS DE BOA VIAGEM

…Pescador, vai com fé no coração,
Que o senhor é porto de salvação.
No alto mar ergue as tuas mãos ao céu!
E a rezar vai dando graças a Deus.

Hino a Nª Senhora da Boa Viagem 

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Nossa Senhora da Boa Viagem

"Ventos de Poesia"


Caminhos do mar!
Caminhos de dor!
Neste regaço de mãe
Mergulhei em pleno amor
Sou teu peregrino.
Salve! Salve! Estrela-do-mar!
Que na minha aflição…
Teimas em resgatar.
Busco sonhos…ilusões!
Nas ondas, rasgados.
Piedosa mãe fixa os olhos em mim.
Perdoa os meus pecados.
Quem vem acender os faróis,
nas vagas do mar alto?
Só tu, minha mãe.
Dai-me boa viagem.
Preenche-me dessa bagagem,
Que tanto de Jesus tem.


Paulo Gonçalves