sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

OLHO DE PÁSSARO

“A CASA DOS PÁSSAROS”


Acordaram primeiro, levantaram voo. A curta distância volta para trás de regresso às Palmeiras, um pequeno bando de pardais, que pela manhãzinha despertam à primeira luz do dia: São cerca de uma dezena.
É ali mesmo no Jardim Municipal que se aconchegam sob os ramos das palmeiras e desafiam os outros, ainda não refeitos do sono. Pouca a pouco, acordam todos. Saltitam de ramo em ramo, bicam aqui e ali, soltam pios, algo estridentes: São mais de uma centena.
Adejam as asas e finalmente partem todos, rasgando o céu e desenhando círculos, ou nuvens esguias, em direcção ao primeiro raio de sol que vislumbram: Passam de um milhar.
Ao fim da tarde regressam a casa. Piam em disputa pelo melhor poiso onde descansar as asas, e por um sono reparador.
                                                                      
Raízes M/Peniche

EVANGELHOS

São Mateus 5, 1-12a
1Naquele tempo, ao ver as multidões, Jesus subiu ao monte e sentou-Se. Rodearam-n’O os discípulos 2e Ele começou a ensiná-los, dizendo: 3«Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o reino dos Céus. 4Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os humildes, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que sofrem perseguição por amor da justiça, porque deles é o reino dos Céus. 11Bem-aventurados sereis, quando, por minha causa, vos insultarem, vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós.12aAlegrai-vos e exultai, porque é grande nos Céus a vossa recompensa».
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS

Monição: O orgulho fecha-nos a Deus e à Sua graça. Por isso Deus escolhe o que é fraco aos olhos dos homens para realizar as Suas obras grandiosas.

Coríntios 1, 26-31
Irmãos: 26Vede quem sois vós, os que Deus chamou: não há muitos sábios, naturalmente falando, nem muitos influentes, nem muitos bem-nascidos. 27Mas Deus escolheu o que é louco aos olhos do mundo para confundir os sábios; 28escolheu o que é vil e desprezível, o que nada vale aos olhos do mundo, para reduzir a nada aquilo que vale, 29a fim de que nenhuma criatura se possa gloriar diante de Deus. 30É por Ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual Se tornou para nós sabedoria de Deus, justiça, santidade e redenção.31Deste modo, conforme está escrito, «quem se gloria deve gloriar-se no Senhor».
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS

Monição: O profeta Sofonias anima o povo de Israel a procurar a Deus. Só os de coração humilde encontrarão repouso no Senhor.
Sofonias 2, 3; 3, 12-13
3Procurai o Senhor, vós todos os humildes da terra, que obedeceis aos seus mandamentos. Procurai a justiça, procurai a humildade; talvez encontreis protecção no dia da ira do Senhor. 12Só deixarei ficar no meio de ti um povo pobre e humilde, que buscará refúgio no nome do Senhor. 13O resto de Israel não voltará a cometer injustiças, não tornará a dizer mentiras, nem mais se encontrará na sua boca uma língua enganadora. Por isso, terão pastagem e repouso, sem ninguém que os perturbe.
Fonte: Bíblia Sagrada

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

OS SANTOS DA SEMANA

(Semana 5)

30.01.11 – S. Hipólito
31.01.11 – S. João Bosco
01.02.11 – S. Cecilio
02.02.11 – S. Cornélio
03.02.11 – S. Óscar
04.02.11 – S. João de Brito
05.02.11 – S. Isidro

Paulo Gonçalves

A FRASE DA SEMANA

Somos o resultado da união de amor dos nossos pais. O amor é vida.
(Paulo Gonçalves)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Amor

"Ventos de Poesia"

Num dia de Inverno,
Jesus encontrou-se comigo.
Fez questão de me lembrar,
Que, de mim nunca se esqueceu.
Para o seu amor por mim demonstrar.
Sensação única foi o que senti
Não se pode descrever.
Quem muito abre o seu coração.
Todo o seu amor vai ter.
Solidão e abandono não existem.
Depois disto, só Deus Basta.

Paulo Gonçalves


sábado, 22 de janeiro de 2011

INGRATIDÃO

"Ventos de Poesia"

De canastra à cabeça
Longa e dolorosa caminhada.
Filhos e trabalho em primeiro lugar.
Sacrifício permanente para nada faltar.

Força e vontade de vencer
Vida humilde e desregrada
Não baixou os braços, mesmo cansada.
Na hora da refeição, travessa partilhada.
Muito melhor, menos loiça lavada.

Os filhos, sua cegueira,
Amor sem fim para dar
Um punhal atravessado na alma,
Quando o retorno teimou em chegar.

A solidão rondou o seu caminho.
Seus netos fizeram o sol raiar.
Em abandono viveu.
Depois de tanto trabalhar.

Num repente, uma ânsia de mudar.
Os seus sonhos entregou, para a maresia levar.
Naquela praia sozinha,
Estava cansada de batalhar.
Naquela praia sozinha,
Já não precisava de lutar!

Em memória de uma grande mulher.   
Que as famílias  se unam nos momentos de dor, e que a dor da perda de alguém, as fortaleça.


Paulo Gonçalves

EVANGELHOS

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 4,12-23)
Quando Jesus ouviu dizer que João Baptista fora preso, retirou-se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi habitar em Cafarnaum, terra à beira-mar, no território de Zabulão e Neftali. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Terra de Zabulão e terra de Neftali, estrada do mar, além do Jordão, Galileia dos Gentios: o povo que vivia nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam na sombria região da morte, uma luz se levantou». Desde então, Jesus começou a pregar: «Arrependei-vos, porque o reino de Deus está próximo». Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André, que lançavam as redes ao mar, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde e segui-Me e farei de vós pescadores de homens». Eles deixaram logo as redes e seguiram-n’O. Um pouco mais adiante, viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco, na companhia de seu pai Zebedeu, a consertar as redes. Jesus chamou-os e eles, deixando o barco e o pai, seguiram-n’O. Depois começou a percorrer toda a Galileia, ensinando nas sinagogas, proclamando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades entre o povo.

Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS

Leitura da Primeira Epístola do apóstolo São Paulo aos Coríntios
(1 Cor 1,10-13.17)
Irmãos: Rogo-vos, pelo nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, que faleis todos a mesma linguagem e que não haja divisões entre vós, permanecendo bem unidos, no mesmo pensar e no mesmo agir. Eu soube, meus irmãos, pela gente de Cloé, que há divisões entre vós, que há entre vós quem diga: «Eu sou de Paulo», «eu de Apolo», «eu de Pedro», «eu de Cristo». Estará Cristo dividido? Porventura Paulo foi crucificado por vós? Foi em nome de Paulo que recebeste o Baptismo? Na verdade, Cristo não me enviou para baptizar, mas para anunciar o Evangelho; não, porém, com sabedoria de palavras, a fim de não desvirtuar a cruz de Cristo.
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS

Leitura do Livro de Isaías
(Is 8,23b-9,3)
Assim como no tempo passado foi humilhada a terra de Zabulão e de Neftali, também no futuro será coberto de glória o caminho do mar, o Além do Jordão, a Galileia dos gentios. O povo que andava nas trevas viu uma grande luz; para aqueles que habitavam nas sombras da morte uma luz se levantou. Multiplicastes a sua alegria, aumentastes o seu contentamento. Rejubilam na vossa presença, como os que se alegram no tempo da colheita, como exultam os que repartem despojos. Vós quebrastes, como no dia de Madiã, o jugo que pesava sobre o povo, o madeiro que ele tinha sobre os ombros
e o bastão do opressor.
Fonte: Bíblia Sagrada

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

OS SANTOS DA SEMANA

(Semana 4)
23.01.11 – S. Ildefonso
24.01.11 – S. Francisco de Sales
25.01.11 – S. Máximo
26.01.11 – S. Timóteo
27.01.11 – Sta. Ângela Merici
28.01.11 – S. Tomás de Aquino
29.01.11 – S. Valério
Paulo Gonçalves

A FRASE DA SEMANA

Discriminar não é amar.
Discriminar é fragilizar.

(Paulo Gonçalves)


domingo, 16 de janeiro de 2011

O 1º ELEMENTO (2ª SÉRIE)

Capitulo 19
Responsabilidade

Ultimamente temos sido alvo de notícias que normalmente nos preocupam. Ora temos, terramotos, ora tempestades violentas, conflitos e diversos atentados aos direitos humanos.
Ouvimos, constantemente, afirmações do tipo; “Se Deus existisse não deixava que isto acontecesse.”, “Deus, que não dorme, devia estar a dormir naquele momento.” De facto indignamo-nos muitas vezes contra Deus, que se calhar tem muito pouca ou nenhuma responsabilidade naqueles acontecimentos.
Não nos devíamos insurgir contra os verdadeiros responsáveis? Aqueles que destroem todo o planeta e semeiam o verdadeiro ódio e egoísmo? Aqueles que realmente poluem de forma a conduzir ao aquecimento global e às suas consequências? Ou ainda aqueles que habitam em zonas impróprias para se viver, e que mesmo tendo conhecimento desse perigo, continuam a desafiá-lo diariamente e tantas, tantas outras coisas…

Paulo Gonçalves