quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A TUA PALAVRA

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 13,22-30)
Naquele tempo, Jesus dirigia-Se para Jerusalém e ensinava nas cidades e aldeias por onde passava. Alguém Lhe perguntou: «Senhor, são poucos os que se salvam?» Ele respondeu: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita, porque Eu vos digo que muitos tentarão entrar sem o conseguir. Uma vez que o dono da casa se levante e feche a porta, vós ficareis fora e batereis à porta, dizendo: ‘Abre-nos, senhor’; mas ele responder-vos-á: ‘Não sei donde sois’. Então começareis a dizer: ‘Comemos e bebemos contigo e tu ensinaste nas nossas praças’. Mas ele responderá: ‘Repito que não sei donde sois. Afastai-vos de mim, todos os que praticais a iniquidade’. Aí haverá choro e ranger de dentes, quando virdes no reino de Deus Abraão, Isaac e Jacob e todos os Profetas, e vós a serdes postos fora. Hão-de vir do Oriente e do Ocidente, do Norte e do Sul, e sentar-se-ão à mesa do reino de Deus. Há últimos que serão dos primeiros e primeiros que serão dos últimos».
FONTE: BÍBLIA SAGRADA

EVANGELHOS

Leitura da Epístola aos Hebreus
(Heb 12,5-7.11-13)
Irmãos: Já esquecestes a exortação que vos é dirigida, como a filhos que sois: «Meu filho, não desprezes a correcção do Senhor, nem desanimes quando Ele te repreende; porque o Senhor corrige aquele que ama e castiga aquele que reconhece como filho». É para vossa correcção que sofreis. Deus trata-vos como filhos. Qual é o filho a quem o pai não corrige? Nenhuma correcção, quando se recebe, é considerada como motivo de alegria, mas de tristeza. Mais tarde, porém, dá àqueles que assim foram exercitados um fruto de paz e de justiça. Por isso, levantai as vossas mãos fatigadas e os vossos joelhos vacilantes e dirigi os vossos passos por caminhos direitos, para que o coxo não se extravie, mas antes seja curado.
FONTE: BÍBLIA SAGRADA

EVANGELHOS

Leitura do Livro de Isaías
(Is 66,18-21)
Eis o que diz o Senhor: «Eu virei reunir todas as nações e todas as línguas, para que venham contemplar a minha glória. Eu lhes darei um sinal e de entre eles enviarei sobreviventes às nações: a Társis, a Fut, a Luc, a Mosoc, a Rós, a Tubal e a Java, às ilhas remotas que não ouviram falar de Mim nem contemplaram ainda a minha glória, para que anunciem a minha glória entre as nações. De todas as nações, como oferenda ao Senhor, eles hão-de reconduzir todos os vossos irmãos, em cavalos, em carros, em liteiras, em mulas e em dromedários, até ao meu santo monte, em Jerusalém – diz o Senhor – como os filhos de Israel trazem a sua oblação em vaso puro ao templo do Senhor. Também escolherei alguns deles para sacerdotes e levitas».
Fonte: Bíblia Sagrada

sábado, 24 de agosto de 2013

O MEU CANTINHO SOLITÁRIO (4ª SÉRIE)

34
(ÚLTIMO)
As moedas desgastam-se com o passar dos anos. A obra, os edifícios, as estradas, os aparelhos e tudo o que o homem tem construído, ao longo de gerações, vai-se deteriorando. Jesus passa de geração em geração e mantém-se século após século.
A sua palavra não passa. Porque será?
Paulo Gonçalves


quinta-feira, 15 de agosto de 2013

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

A MARIA

*
Obrigado mãe!
Por este dia.
Pela minha vida.
Pela minha família.
Por seguires os meus passos.
Por sentir tanto a tua presença.
Por gostares tanto de mim.
Por saberes que gosto tanto de ti.
Por nunca me abandonares.
Por me conduzires a Cristo!
Para sempre seja louvado nosso senhor Jesus Cristo,
sua e nossa mãe,
Maria Santíssima !
*
PAULO GONÇALVES

CAMINHO VERDADE E VIDA

12
ÚLTIMO DA 1ª SÉRIE

Hoje, logo pela manhã sai de casa, como habitualmente faço. Ao caminhar não pude deixar de sentir o maravilhoso calor, produzido pelo sol, na minha pele. Vieram à tona recordações dos Invernos da minha infância em que chovia tanto. Interrogo-me senhor, por que motivo mudaram tanto, os nossos invernos? Por que motivo, em certos Invernos quase não chove?
É triste verificar que o nosso país tende a ficar deserto.
Infunde senhor, em nós, a preocupação, o respeito e o cuidado para com o planeta, para que esta situação se reverta de maneira a que a terra não se torne num local onde seja impossível viver.


Paulo Gonçalves

sábado, 3 de agosto de 2013

EVENTOS DA NOSSA CIDADE

Festas de Nª Senhora da Boa Viagem
3

O maior postal turístico de Peniche, a festa maior da cidade onde tradição, fé e alegria se unem de mãos dadas. Momentos como os da tradicional Procissão no Mar e a Procissão de domingo são únicos e inesquecíveis. O espetacular fogo-de-artifício, os concertos, o arraial onde pode encontrar de tudo um pouco e divertir-se à grande, isto é festa. Peniche é assim e neste evento acolhe milhares de pessoas que confraternizam com a população, tal como acontece na sardinhada que a cidade oferece a todos os que nela quiserem participar. Maria é louvada e amada por toda esta população.

Paulo Gonçalves

FESTA DE Nª SRª DA BOA VIAGEM DESTAQUES


03 de Agosto:
16.00h – Sardinha Assada na Ribeira
21.30h – Procissão do Mar
Encerramento com Sessão de Fogo Aquático

4 de Agosto:
11.00h – Missa Mareal
15.00h – Procissão em Terra
22.00h – As Latinas e artistas do programa "A Tua Cara Não Me É Estranha"

5 de Agosto:
11.00h – Procissão S. Pedro Gonçalves Telmo
22.00h – Banda Ciklone
Encerramento com Sessão de Fogo Solto

6 de Agosto:
22.00h – Broa de Mel e Mónica Sintra
Encerramento com Sessão de Fogo Solto


7 de Agosto:
21.30h – Musical "Peniche Terra Mãe"

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

NAQUELA PRAIA DE INFÂNCIA

Naquela bela e grande praia alegre,
Brinquei, sonhei e fui tão feliz.
Brisa sal e sol.
Nos meus tempos de petiz.
Os amigos de verão
Que outrora conheci
Tantos anos passados.
E nunca mais os vi.
Que saudades, meu Deus!
Destes belos ariais.
Das alegrias contidas
E de tantas experiencias vividas
Dali vi chegarem os carroceis.
E explodia em alegria e ansia
Fui feliz! Como fui feliz!
Naquela praia de infância.

(À Praia de Peniche de Cima,
uma das mais belas praias de Portugal)


Paulo Gonçalves