sábado, 20 de abril de 2013

CAMINHO VERDADE E VIDA


8

Para sempre novo, desejo ficar. Ter um aspeto jovial, equilibrado e saudável, é fundamental para que me sinta feliz. Questiono-me…afinal o que será de suprema importância, senhor?
Toda esta jovialidade física, ou a jovialidade de espírito que advém da minha comunhão contigo, aprendizagem no testamento que me deixaste, no amor ao próximo ou na caridade para com o irmão.
Humaniza-me, senhor! Para que perante as contrariedades da vida eu não esmoreça e não me deixe invadir pelo, mais fácil, sentimento que enevoa e encobre o teu espírito, esse espírito que é de suprema importância que paire sobre mim.

Paulo Gonçalves

segunda-feira, 15 de abril de 2013

A MINHA FOLHA DE PAPEL


"Ventos de Poesia"

A minha folha de papel
Tem momentos e emoções
Suaves tentações
Grandiosas ilusões
Nesta folha eu escrevo
Pedaços da minha vida
Sentimentos…Fragmentos…
De grande alegria vivida.
Folha em que desenrolo
Nós de imaginação
Nela vou compondo.
Palavras do meu coração.

Paulo Gonçalves

O MEU CANTINHO SOLITÁRIO (4ª SÉRIE)


32

Toda a evolução humana trouxe vantagens e desvantagens, a nível de algumas profissões como por exemplo; a agricultura portuguesa que tem vindo a perder competitividade devido a vários factores:
Os subsídios à produção agrícola não foram eficazes devido ao seu uso inadequado, por outro lado o apoio à produção dos países ricos facilita o empobrecimento dos países pobres.
As desigualdades continuam a acentuar-se.

Paulo Gonçalves

A TUA PALAVRA


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 21,1-19)
Naquele tempo, Jesus manifestou-Se outra vez aos seus discípulos, junto do mar de Tiberíades. Manifestou-Se deste modo: Estavam juntos Simão Pedro e Tomé, chamado Dídimo, Natanael, que era de Caná da Galileia, os filhos de Zebedeu e mais dois discípulos de Jesus. Disse-lhes Simão Pedro: «Vou pescar». Eles responderam-lhe: «Nós vamos contigo». Saíram de casa e subiram para o barco, mas naquela noite não apanharam nada. Ao romper da manhã, Jesus apresentou-Se na margem, mas os discípulos não sabiam que era Ele. Disse-lhes Jesus: «Rapazes, tendes alguma coisa de comer?» Eles responderam: «Não». Disse-lhes Jesus: «Lançai a rede para a direita do barco e encontrareis». Eles lançaram a rede e já mal a podiam arrastar por causa da abundância de peixes. O discípulo predilecto de Jesus disse a Pedro: «É o Senhor». Simão Pedro, quando ouviu dizer que era o Senhor, vestiu a túnica que tinha tirado e lançou-se ao mar. Os outros discípulos, que estavam apenas a uns duzentos côvados da margem, vieram no barco, puxando a rede com os peixes. Quando saltaram em terra, viram brasas acesas com peixe em cima, e pão. Disse-lhes Jesus: «Trazei alguns dos peixes que apanhastes agora». Simão Pedro subiu ao barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e três grandes peixes; e, apesar de serem tantos, não se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: «Vinde comer». Nenhum dos discípulos se atrevia a perguntar-Lhe: «Quem és Tu?», porque bem sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-Se, tomou o pão e deu-lho, fazendo o mesmo com os peixes. Esta foi a terceira vez que Jesus Se manifestou aos seus discípulos, depois de ter ressuscitado dos mortos. Depois de comerem, Jesus perguntou a Simão Pedro: «Simão, filho de João, tu amas-Me mais do que estes?» Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta os meus cordeiros». Voltou a perguntar-lhe segunda vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?» Ele respondeu-Lhe: «Sim, Senhor, Tu sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas». Perguntou-lhe pela terceira vez: «Simão, filho de João, tu amas-Me?» Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez se O amava e respondeu-Lhe: «Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo». Disse-lhe Jesus: «Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: Quando eras mais novo, tu mesmo te cingias e andavas por onde querias; mas quando fores mais velho, estenderás a mão e outro te cingirá e te levará para onde não queres». Jesus disse isto para indicar o género de morte com que Pedro havia de dar glória a Deus. Dito isto, acrescentou: «Segue-Me».
FONTE: BÍBLIA SAGRADA

EVANGELHOS


Leitura do Livro do Apocalipse
(Ap 5,11-14)
Eu, João, na visão que tive, ouvi a voz de muitos Anjos, que estavam em volta do trono, dos Seres Vivos e dos Anciãos. Eram miríades de miríades e milhares de milhares, que diziam em voz alta: «Digno é o Cordeiro que foi imolado de receber o poder e a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória e o louvor». E ouvi todas as criaturas que há no céu, na terra, debaixo da terra e no mar, e o universo inteiro, exclamarem: «Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro o louvor e a honra, a glória e o poder pelos séculos dos séculos». Os quatro Seres Vivos diziam: «Ámen!»; e os Anciãos prostraram-se em adoração.
FONTE: BÍBLIA SAGRADA

EVANGELHOS


Leitura dos Actos dos Apóstolos
(Actos 5,27b-32.40b-41)
Naqueles dias, o sumo sacerdote falou aos Apóstolos, dizendo: «Já vos proibimos formalmente de ensinar em nome de Jesus; e vós encheis Jerusalém com a vossa doutrina e quereis fazer recair sobre nós o sangue desse homem». Pedro e os Apóstolos responderam: «Deve obedecer-se antes a Deus que aos homens. O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vós destes a morte, suspendendo-O no madeiro. Deus exaltou-O pelo seu poder, como Chefe e Salvador, a fim de conceder a Israel o arrependimento e o perdão dos pecados. E nós somos testemunhas destes factos, nós e o Espírito Santo que Deus tem concedido àqueles que Lhe obedecem». Então os judeus mandaram açoitar os Apóstolos, intimando-os a não falarem no nome de Jesus, e depois soltaram-nos. Os Apóstolos saíram da presença do Sinédrio cheios de alegria, por terem merecido serem ultrajados por causa do nome de Jesus.
FONTE: BÍBLIA SAGRADA

terça-feira, 9 de abril de 2013

LEMBRANÇAS (2ª SÉRIE)


Lembranças 15 
(ÚLTIMO)

Lembro as festas desta cidade, no Campo da Republica. Lembro da barraca das fotografias, das cadeirinhas, do poço da morte, dos aviões, da bruxa que lia a sina e das velhas pistas de carrinhos com cheirinho muito artesanal. Que saudades eu e todos da minha geração tem, destes tempos e desta festa.
Hoje e felizmente, voltou a acontecer, (O Arraial) neste mesmo local.
Vivemos de saudade.
Que cidadãos somos nós, que permitimos que tal acontecesse?
Porque queremos ser tão modernos ao ponto de, na tentativa de melhorar as coisas, as estragamos?

Paulo Gonçalves

quinta-feira, 4 de abril de 2013

O 1º ELEMENTO (4ª SÉRIE)


ÚLTIMO


43
O mundo humano tem a inteligência e o discernimento para poder pensar no individual.
O meu “eu” fala, naturalmente mais alto, esqueço muitas vezes que o meu “eu” esquece toda a origem da minha vida e sigo construindo segundo a minha vontade. Porém, em certas ocasiões perco o controlo e eu interrogo-me acerca da presença de Deus na minha vida. Como quero eu que ele se manifeste se me esqueço constantemente dele? Como posso esperar que o caminho seja o certo, se não é o caminho escolhido não é o de Deus?
Que legitimidade tenho para cobrar o que quer que seja quando eu não dei nada?
Vale a pena reflectir.

Paulo Gonçalves

AQUELE DIA


“Mágica Maresia”


Transportava consigo uma mágoa que lhe apertava o peito e que transformava os seus dias em dias um pouco mais amargos;
Lembrava os seus tempos de infância e das brincadeiras que eram momentos de alegria e que foram sempre inesquecíveis, isto até um certo dia:
O seu pai ia todos os dias para o mar e como detestava ser acordado pelo despertador lá lhe incumbia de o despertar a tempo de se apresentar para a sua faina diária, ele fazia isso sempre com muito gosto e lá ia sempre com uma hora de antecedência chamar o seu pai.
Estava uma bela tarde e não abdicou daquelas brincadeiras com os seus amigos quando de repente ao olhar para o relógio, se deparou com a hora tardia, foi a primeira vez que tal acontecera. De imediato foi a correr a chamar o seu pai pois já estava atrasado e, por certo, ia ouvir ralhar. Ao chegar ao quarto chamou por ele.
- Pai! Acorda, eu esqueci-me de te chamar.
O meu pai olhou para o relógio e disse:
- Meu Deus! Estiveste na brincadeira não foi?
Claramente incomodado respondeu:
- Sim, estive.
Já de saída, e enquanto esperava uma reprimenda que surpreendentemente não vinha, o seu pai voltou atrás aproximou-se e abraçou-o beijou-o na face e para espanto seu ainda esboçou um carinhoso sorriso.
- Até amanhã, filho.
- Até amanhã, pai.
Este foi o dia mais inesquecível da sua vida pois foi a última vez que esteve com o seu pai. No dia seguinte soube que o barco tinha embatido contra uma rocha afundando depois. O seu pai faleceu nesse embate.
Até hoje se pergunta: O que foi aquele esquecimento? Porque não se manteve esquecido?
Porque não deixou que Deus continuasse a atuar? Porque Deus se manifestou deste modo e  não teve capacidade de perceber? Porquê? Porquê?
História que pode pertencer a um qualquer filho de um qualquer pescador.

Paulo Gonçalves

terça-feira, 2 de abril de 2013

CAMINHO VERDADE E VIDA


7

Encontramos, nos bairros sociais, pessoas que vivem abaixo do limiar de pobreza. É frequente encontrar alguns vizinhos mais novos que auxiliam os mais idosos, de capacidades mais limitadas e com menores recursos, através da entrega de uma sopa ou de uma ou outra refeição. Aqui encontramos o teu reino senhor!
A caridade é cada vez mais necessária pois Jesus está no rosto de cada um. Ensina-me senhor, a reconhecer-te. Ensina-me senhor a encontrar-te pois só assim serei conhecedor do teu reino e poder aspirar à salvação.

Paulo Gonçalves