sábado, 23 de fevereiro de 2013

O 1º ELEMENTO (4ªSÉRIE)


Ser Cristão
42
Passeava eu, num destes dias, junto da Antiga igreja da misericórdia, observando as montras do comércio tradicional, quando repentinamente a minha atenção foi desviada para pelo som de um palavreado, mais ou menos primitivo, para uma senhora que educadamente tentava afastar-se. Ouvia algo do género: “És irmãzinha e és uma falsa!”, “Andam vocês a bater com a mão no peito e são os piores!”… Não que eu queira defender uma ou outra parte mas gostaria de questionar por que motivo é que os cristãos têm que ser mais “bonzinhos que os outros”? Acaso nós (Cristãos) não temos sentimentos? Não sofremos? Não temos defeitos como todos os outros? Então, por que motivo existe esta avaliação tão cerrada, desculpabilizando quem está mais afastado (aparentemente) da igreja? Por que motivo é necessário provar que somos melhores? Será que é mesmo isso que Jesus espera de nós? Ou teremos apenas que ser exemplo, seus seguidores, dando testemunho e levando o evangelho através das nossas vidas ao meio que nos rodeia. Vale a pena refletir.
Paulo Gonçalves

EVANGELHOS


Evangelho de Nosso senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 9,28b-36)
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, João e Tiago e subiu ao monte, para orar. Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente. Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia consumar-se em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. Quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». Não sabia o que estava a dizer. Enquanto assim falava, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e eles ficaram cheios de medo, ao entrarem na nuvem. Da nuvem saiu uma voz, que dizia: «Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O». Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto.
FONTE: BÍBLIA SAGRADA

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Nova Ponte no Fosso

Peniche - Obra do Fosso da Muralha
Abertura ao público da nova Ponte Pedonal junto ao antigo campo de futebol do GDP

É já na próxima segunda-feira, dia 18 de fevereiro, pelas 14h00, que será aberta ao público a nova Ponte Pedonal localizada na zona do antigo campo de futebol do Baluarte, assinalando a conclusão da última componente da 1ª fase da obra da Empreitada de Recuperação do Fosso da Muralha. 
Em termos de estrutura, a ponte, com 96,0m de comprimento, é constituída por seis módulos de 16,0 m de comprimento divididos em dois vãos de 8,00m. 
A inclinação muito suave dos troços laterais da ponte dispensa a adoção de plataformas horizontais de descanso ao longo do seu desenvolvimento, mantendo, no entanto, asseguradas as condições de acessibilidade aos espaços públicos definidas no DL 163/2006. 
A ponte é suportada por pilares metálicos e a entrada em cada extremo apresenta sinalização vertical aconselhando a utilização da ponte apenas por adultos ou crianças acompanhadas por adultos.
Complementarmente a esta ponte pedonal foi instalada uma plataforma flutuante junto à muralha, para apoio lúdico e recreativo (instalação de esplanada, acesso a pequenas embarcações do tipo “gaivotas”, canoas, etc.).
As restantes obras integradas na Empreitada de Recuperação do Fosso da Muralha – 1.ª Fase (Área Molhada) foram já concluídas, nomeadamente a ponte pedonal localizada junto à Capitania e Paços do Concelho, que foi aberta à utilização no dia 4 de março de 2011, substituindo a travessia pedonal que aí existia; a “Ponte Velha”, cuja reabertura à circulação rodoviária teve lugar no dia 22 de novembro de 2011 e o projecto da Eclusa (implantada no canal que proporciona a comunicação da área do Porto de Pesca com o Fosso) concluído em novembro de 2012. 
A Recuperação do Fosso da Muralha – 1.ª Fase (Área Molhada) tem um investimento elegível de 3.966.128,13 euros co-financiados em 80% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), através do Programa Operacional da Região Centro (Mais Centro) e encontra-se integrada num conjunto de diversos projectos de reabilitação urbana da cidade de Peniche, apoiados pelo mesmo programa.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

O MEU CANTINHO SOLITÁRIO (4ª SÉRIE)


30
Cada vez mais pensamos no bem-estar do homem, (Pelo menos de alguns). Antigamente as pessoas viviam nas suas cidades, hoje o uso generalizado do automóvel permite que se habite fora delas (dormitórios) e longe da confusão inerente aos grandes centros urbanos.
Devido a fragilidades económicas foram sendo construídos cada vez mais bairros de habitação social para alojar famílias de baixo rendimento, são habitações mais baratas pois os materiais de construção nelas usados têm menor qualidade. Os espaços envolventes limitam-se ao indispensável, algumas árvores, parques e pouco mais, normalmente situam-se nas cidades.
Paulo Gonçalves

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

EVANGELHOS


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 4,1-13)
Naquele tempo, Jesus, cheio do Espírito Santo, retirou-Se das margens do Jordão. Durante quarenta dias, esteve no deserto, conduzido pelo Espírito, e foi tentado pelo diabo. Nesses dias não comeu nada e, passado esse tempo, sentiu fome. O diabo disse-lhe: «Se és Filho de Deus, manda a esta pedra que se transforme em pão». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem’». O diabo levou-O a um lugar alto e mostrou-Lhe num instante todos os reinos da terra e disse-Lhe: «Eu Te darei todo este poder e a glória destes reinos, porque me foram confiados e os dou a quem eu quiser. Se Te prostrares diante de mim, tudo será teu». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Ao Senhor teu Deus adorarás, só a Ele prestarás culto’». Então o demónio levou-O a Jerusalém, colocou-O sobre o pináculo do Templo e disse-Lhe: «Se és Filho de Deus, atira-te daqui abaixo, porque está escrito: ‘Ele dará ordens aos seus Anjos a teu respeito, para que te guardem’; e ainda: ‘Na palma das mãos te levarão, para que não tropeces em alguma pedra’». Jesus respondeu-lhe: «Está mandado: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’». Então o diabo, tendo terminado toda a espécie de tentação, retirou-se da presença de Jesus, até certo tempo.
FONTE: BÍBLIA SAGRADA

EVANGELHOS


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
(Rom 10,8-13)
Irmãos: Que diz a Escritura? «A palavra está perto de ti, na tua boca e no teu coração». Esta é a palavra da fé que nós pregamos. Se confessares com a tua boca que Jesus é o Senhor e se acreditares no teu coração que Deus O ressuscitou dos mortos, serás salvo. Pois com o coração se acredita para obter a justiça e com a boca se professa a fé para alcançar a salvação. Na verdade, a Escritura diz: «Todo aquele que acreditar no Senhor não será confundido». Não há diferença entre judeu e grego: todos têm o mesmo Senhor, rico para com todos os que O invocam. Portanto, todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
FONTE: BÍBLIA SAGRADA

EVANGELHOS


Leitura do livro do Deuteronómio
(Deut 26,4-10)
Moisés falou ao povo, dizendo: «O sacerdote receberá da tua mão as primícias dos frutos da terra e colocá-las-ás diante do altar do Senhor teu Deus. E diante do Senhor teu Deus, dirás as seguintes palavras: ‘Meu pai era um arameu errante, que desceu ao Egipto com poucas pessoas, e aí viveu como estrangeiro até se tornar uma nação grande, forte e numerosa. Mas os egípcios maltrataram-nos, oprimiram-nos e sujeitaram-nos a dura escravidão. Então invocámos o Senhor Deus dos nossos pais e o Senhor ouviu a nossa voz, viu a nossa miséria, o nosso sofrimento e a opressão que nos dominava. O Senhor fez-nos sair do Egipto com mão poderosa e braço estendido, espalhando um grande terror e realizando sinais e prodígios. Conduziu-nos a este lugar e deu-nos esta terra, uma terra onde corre leite e mel. E agora venho trazer-Vos as primícias dos frutos da terra que me destes, Senhor’. Então colocarás diante do Senhor teu Deus as primícias dos frutos da terra e te prostrarás diante do Senhor teu Deus».
Fonte: Bíblia Sagrada

domingo, 10 de fevereiro de 2013

CARNAVAL 2013


CARNAVAL 2013


CARNAVAL 2013



CARNAVAL 2013


CARNAVAL 2O13


CARNAVAL 2013



CARNAVAL 2013


CARNAVAL 2013


CARNAVAL 2013


CARNAVAL 2013


CARNAVAL 2013


CARNAVAL 2013



CARNAVAL 2013


quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

LEMBRANÇAS (2ª SÉRIE)


13

O Carnaval de Peniche tem tido um incremento cada vez maior. Lembro os Carnavais da minha infância. Eram dias em que as marchas saiam à rua percorrendo a, então, Vila de Peniche.
Lembro também de ir passear ao centro e de os meus pais me comprarem, repetidamente e ano após ano, aquelas bolas de serradura, as serpentinas e as pistolas de água. Associo sempre, o frio ao Carnaval pois lembro-me de o sentir todos os anos.
São quatro dias e dois desfiles em que os grupos se esmeram e gastam tudo o que têm para brilhar nas ruas da cidade.
A nossa vida está preenchida de tristes dias em que a monotonia toma conta de nós.

Paulo Gonçalves

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

EVANGELHOS


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
(Lc 4,21-30)
Naquele tempo, Jesus começou a falar na sinagoga de Nazaré, dizendo: «Cumpriu-se hoje mesmo esta passagem da Escritura que acabais de ouvir». Todos davam testemunho em seu favor e se admiravam das palavras cheias de graça que saíam da sua boca. E perguntavam: «Não é este o filho de José?» Jesus disse-lhes: «Por certo Me citareis o ditado: ‘Médico, cura-te a ti mesmo’. Faz também aqui na tua terra o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum». E acrescentou: «Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra. Em verdade vos digo que havia em Israel muitas viúvas no tempo do profeta Elias, quando o céu se fechou durante três anos e seis meses e houve uma grande fome em toda a terra; contudo, Elias não foi enviado a nenhuma delas, mas a uma viúva de Sarepta, na região da Sidónia. Havia em Israel muitos leprosos no tempo do profeta Eliseu; contudo, nenhum deles foi curado, mas apenas o sírio Naamã». Ao ouvirem estas palavras, todos ficaram furiosos na sinagoga. Levantaram-se, expulsaram Jesus da cidade e levaram-n’O até ao cimo da colina sobre a qual a cidade estava edificada, a fim de O precipitarem dali abaixo. Mas Jesus, passando pelo meio deles, seguiu o seu caminho.
Fonte: Bíblia Sagrada