sexta-feira, 30 de março de 2012

O 1º ELEMENTO (3ª SÉRIE)

31
Filhos

Ouvia, num destes dias, uma música dos Abba, que me fez recordar os meus tempos de adolescente e do quanto eu gostava de ouvir este grupo. A emoção e a saudade vieram à tona. Tratava-se do sucesso “slipping intro my figers” e é supostamente cantado por uma mãe. A canção demonstra que esta mãe observa atentamente a sua filha no seu dia-a-dia, sentindo receios constantes em relação a ela. A sensação de que à medida que cresce a vai perdendo, amedronta-a. O escorregar pelos nossos dedos é uma maneira de sentirmos que vamos, aos poucos, perdendo os nossos filhos para o mundo. Este medo faz parte dos pais que desejam o melhor e têm tendência para os proteger. Sinónimo de amor, transmitido de forma bem clara nesta belíssima música. Quantos pais não sentem assim? Quantas crianças desprotegidas, sem amor e sem comida? Quanto deste mundo seria bem melhor se não houvesse desamor? Quanto não seria bom que todas as crianças fossem possuidoras destes dedos, para que assim por eles, pudessem escorregar.

Paulo Gonçalves

quinta-feira, 29 de março de 2012

PARABÉNS DA SOFIA (PARTILHA)



O Blogue Peniche Livre soube conectar-se com todas as redes sociais (Facebook incluído), com o live e com o Google +. Hoje este site busca-se em qualquer motor de busca estando acessível em todo o mundo e em todo o tipo de aplicação. Foi muito importante e crucial o modo inteligente do autor em oferecer espaços e novas conquistas. Hoje, o seu crescimento é inevitável estando munido de todas as armas para o que já hoje é; um Blogue mundial.

Sofia Melo

FALAREI CONSIGO


"Novidade"

Roubar, desviar ou extorquir.
A vida, com todas as suas dificuldades, e em determinados momentos, resgatará o direito ao ser humano de roubar, extorquir ou desviar, em benefício próprio?
A opinião da sociedade conta e por isso vale a pena discutir, dialogar opinar e partilhar.
Aguardo comentários.

Paulo Gonçalves

FINAL DA QUARESMA

Da morte de Jesus 
...nasce nova vida para a humanidade!

quinta-feira, 22 de março de 2012

5ª SEMANA DA QUARESMA


A Jóia

Uma jóia preciosa, eu possuo.
Com ela tenho grande proximidade.
Nos momentos de aflição.
Prova-me a sua fidelidade.
Com ela consigo ligação.
Ao meu amigo de sempre.
Por ela, emendo a minha vida.
Uma fé mais consistente.
Esta divina ligação.
Ao excelso me transporta.
Ponto de ligação,
Que na vida me conforta.
Caminho, verdade e vida.
Evangelho testemunhado.
Um crucifixo divino
À humanidade consagrado.

A um crucifixo muito especial…
Paulo Gonçalves 


Imagem Fonte: http://www.ellenwhite.info/life-of-christ-18.htm

segunda-feira, 19 de março de 2012

PENICHE LIVRE (A partir de 30 de Março)


No final da próxima semana, entramos na semana do aniversário do blog. 
O Peniche Livre vai mudar!
Muda de rosto! Muda de modelo!
Não deixe de nos visitar e partilhe o que quiser ao longo de todo o mês de Abril.

Paulo Gonçalves

O MEU CANTINHO SOLITÁRIO (3ª SÉRIE)


21
O recurso à reciclagem é uma prática crescente, a constatação de que os recursos do planeta se esgotam originou ampla informação nesse sentido e a sociedade foi tomando consciência de que é muito importante reciclar para poupar. O uso de papel reciclado evita o abate de árvores, os tinteiros têm substâncias tóxicas e os cartuchos são compostos por plástico, metal e borracha e não são biodegradáveis. A reciclagem permite uma menor poluição e melhor preservação da vida, poupando energia. Foco aqui um exemplo: para se fabricar um toner são necessários, aproximadamente 2,5 Litros de petróleo e se ele for reciclado esta quantidade de petróleo é poupada.
É necessário pensar com rapidez!

Paulo Gonçalves

EVANGELHOS


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 3,14-21)
Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou em nome do Filho Unigénito de Deus. E a causa da condenação é esta: a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras. Todo aquele que pratica más acções odeia a luz e não se aproxima dela, para que as suas obras não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus.
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios
(Ef 2,4-10)
Irmãos: Deus, que é rico em misericórdia, pela grande caridade com que nos amou, a nós, que estávamos mortos por causa dos nossos pecados, restituiu-nos à vida em Cristo – é pela graça que fostes salvos – e com Ele nos ressuscitou e nos fez sentar nos Céus com Cristo Jesus, para mostrar aos séculos futuros a abundante riqueza da sua graça e da sua bondade para connosco, em Cristo Jesus. De facto, é pela graça que fostes salvos, por meio da fé. A salvação não vem de vós: é dom de Deus. Não se deve às obras: ninguém se pode gloriar. Na verdade, nós somos obra sua, criados em Cristo Jesus, em vista das boas obras que Deus de antemão preparou, como caminho que devemos seguir.
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS


Leitura do Segundo Livro das Crónicas
(2 Cr 36,14-16.19-23)
Naqueles dias, todos os príncipes dos sacerdotes e o povo multiplicaram as suas infidelidades, imitando os costumes abomináveis das nações pagãs, e profanaram o templo que o Senhor tinha consagrado para Si em Jerusalém. O Senhor, Deus de seus pais, desde o princípio e sem cessar, enviou-lhes mensageiros, pois queria poupar o povo e a sua própria morada. Mas eles escarneciam dos mensageiros de Deus, desprezavam as suas palavras e riam-se dos profetas, a tal ponto que deixou de haver remédio, perante a indignação do Senhor contra o seu povo. Os caldeus incendiaram o templo de Deus, demoliram as muralhas de Jerusalém. Lançaram fogo aos seus palácios e destruíram todos os objectos preciosos. O rei dos caldeus deportou para Babilónia todos os que tinham escapado ao fio da espada; e foram escravos deles e de seus filhos, até que se estabeleceu o reino dos persas. Assim se cumpriu o que o Senhor anunciara pela boca de Jeremias: «Enquanto o país não descontou os seus sábados, esteve num sábado contínuo, durante todo o tempo da sua desolação, até que se completaram setenta anos». No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para se cumprir a palavra do Senhor, pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor inspirou Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar, em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: «Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, deu-me todos os reinos da terra e Ele próprio me confiou o encargo de Lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. Quem de entre vós fizer parte do seu povo ponha-se a camino e que Deus esteja com ele»
Fonte: Bíblia Sagrada

quarta-feira, 14 de março de 2012

segunda-feira, 12 de março de 2012

SUPLICIO



"Ventos de Poesia"

A vida contida em sofrimento
Um caminho de pedra e cimento
Perdura num grande lamento
Esta perda de sentimento.
O não ter o calor
Medo de viver errado
Meu grande pecado
Escondido em mim
É tortura flamejante
Semente que frutifica assim.
Perante ti, insignificante sou
Escravo do meu ser
Em humilhação estou
A minha morte rondou!

Paulo Gonçalves

A FRASE DA SEMANA


Ter um coração grande é meio caminho para uma grande alma.
(Paulo Gonçalves)

quarta-feira, 7 de março de 2012

3ª SEMANA DA QUARESMA



Minha Oração Quaresmal
(Reflexão)

Hoje, caminhei pelas ruas, num dia igual a tantos outros, na habitual, azáfama de rapidez e de horários impostos, sem tempo para ti, senhor.
Ouvi a ambulância e ouvi dizer que alguém faleceu, tal como acontece, em quase, todos os dias.
Muito do meu dia foi, mais uma vez, preenchido com as minhas preocupações, anseios e ambições.
Hoje, cruzei-me com pessoas, às quais nem sequer lhes dirigi um bom dia e que, tal como eu, são filhos de Deus…
Transfigura-me senhor, neste meu comportamento, neste meu compromisso, no meu dia-a-dia, na minha quaresma, no sentido do encontro e não do desencontro. Muda senhor as minhas vestes e torna-me luz para que eu seja digno de carregar, contigo, o peso da cruz.

Paulo Gonçalves

terça-feira, 6 de março de 2012

O MEU CANTINHO SOLITÁRIO (3ª SÉRIE)


20
Os recursos do planeta não são inesgotáveis e como tal é fundamental uma formação que vá no sentido da economia dos seus recursos. Em família devemos colaborar, eu exponho o meu caso, somos cinco pessoas e por isso os consumos serão sempre elevados, estamos pois sensibilizados para a poupança e toda a informação que hoje recebemos, quer da televisão, internet, rádio, revistas ou de outros órgãos de comunicação social, incentivam a isso mesmo. As práticas diárias vão sendo aplicadas com alguns ajustes e mudanças, indo ao encontro dessa necessidade de poupar: a opção por lâmpadas economizadoras, o duche em vez do banho de imersão, o não deixar os equipamentos ligados em “stand by” e reciclar, são alguns dos nossos hábitos diários.
Paulo Gonçalves

EVANGELHOS


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 9,2-10)
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles. Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendação, mas perguntavam entre si o que seria ressuscitar dos mortos.
FONTE: BÍBLIA SAGRADA

EVANGELHOS


Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
(Rom 8,31b-34)
Irmãos: Se Deus está por nós, quem estará contra nós? Deus, que não poupou o seu próprio Filho, mas O entregou à morte por todos nós, como não havia de nos dar, com Ele, todas as coisas? Quem acusará os eleitos de Deus? Deus, que os justifica? E quem os condenará? Cristo Jesus, que morreu, e mais ainda, que ressuscitou e que está à direita de Deus e intercede por nós?
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS


Leitura do Livro do Génesis
(Gen 22,1-2.9a.10-13.15-18)
Naqueles dias, Deus quis pôr à prova Abraão e chamou-o: «Abraão!» Ele respondeu: «Aqui estou». Deus disse: «Toma o teu filho, o teu único filho, a quem tanto amas, Isaac, e vai à terra de Moriá, onde o oferecerás em holocausto, num dos montes que Eu te indicar. Quando chegaram ao local designado por Deus, Abraão levantou um altar e colocou a lenha sobre ele. Depois, estendendo a mão, puxou do cutelo para degolar o filho. Mas o Anjo do Senhor gritou-lhe do alto do Céu: «Abraão, Abraão!» «Aqui estou, Senhor», respondeu ele. O Anjo prosseguiu: «Não levantes a mão contra o menino, não lhe faças mal algum. Agora sei que na verdade temes a Deus, uma vez que não Me recusaste o teu filho, o teu único filho». Abraão ergueu os olhos e viu atrás de si um carneiro, preso pelos chifres num silvado. Foi buscá-lo e ofereceu-o em holocausto, em vez do filho. O Anjo do Senhor chamou Abraão do Céu pela segunda vez e disse-lhe: «Por Mim próprio te juro – oráculo do Senhor – já que assim procedeste e não Me recusaste o teu filho, o teu único filho, abençoar-te-ei e multiplicarei a tua descendência como as estrelas do céu e como a areia das praias do mar, e a tua descendência conquistará as portas das cidades inimigas. Porque obedeceste à minha voz, na tua descendência serão abençoadas todas as nações da terra».
Fonte: Bíblia Sagrada

quinta-feira, 1 de março de 2012

2ª SEMANA DA QUARESMA

Foto:  acksonmacena.com.br
A quaresma conduz-nos à morte de Jesus que se revela vida(Ressurreição) para todos nós.


Paulo Gonçalves