terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

LEMBRANÇAS


Capitulo 5
Que saudades sinto, quando me lembro dos quintais e fazendas que existiam por trás da minha casa que se situava na rua de S. Vicente, em Peniche de Cima. Quando soprava o vento Norte ouvia o barulho do mar. As canas que faziam corrente de proteção entre fazendas, balbuciavam energicamente ao seu sabor. Na cozinha ouvia, junto à porta e na chaminé, a nortada, e este barulho era mágico. Durante o dia passeava-me por uma das fazendas que pertencia a uma tia do meu pai. Esta fazenda era detentora de muitas árvores de fruta; Pereiras, Nespereiras e uma Figueira que frutificava uns figos muito doces. Cheguei a passar mal por comer tantos.
A tia do meu pai tinha ainda, semeadas, batatas, cenouras, couves e todo o tipo de legumes, fazia também, criação de galinhas e coelhos.
Tantas brincadeiras, tantos sonhos, coisas tão simples que me fazem sentir saudades até do barulho daquele vento que ouvia na cozinha quando jantava numa normal noite de Inverno.

Paulo Gonçalves

3º ANIVERSÁRIO PENICHE LIVRE


No mês do 3º Aniversário do Peniche Livre, o Blogue também é seu na primeira página.
Através das redes sociais associadas e do mail partilhe a sua opinião no Blogue e junta-se à sua celebração.
Parabéns Peniche Livre!
Parabéns a todos nós!

Paulo Gonçalves

EVANGELHOS


Evangelho de Nosso senhor Jesus Cristo segundo São Marcos
(Mc 1,12-15)
Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS


Primeira Epístola de São Pedro
(1 Pe 3,18-22)
Caríssimos: Cristo morreu uma só vez pelos pecados – o Justo pelos injustos – para vos conduzir a Deus. Morreu segundo a carne, mas voltou à vida pelo Espírito. Foi por este Espírito que Ele foi pregar aos espíritos que estavam na prisão da morte e tinham sido outrora rebeldes, quando, nos dias de Noé, Deus esperava com paciência, enquanto se construía a arca, na qual poucas pessoas, oito apenas, se salvaram através da água.
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS


Leitura do Livro do Génesis
(Gn 9,8-15)
Deus disse a Noé e a seus filhos: «Estabelecerei a minha aliança convosco, com a vossa descendência e com todos os seres vivos que vos acompanham: as aves, os animais domésticos, os animais selvagens que estão convosco, todos quantos saíram da arca e agora vivem na terra. Estabelecerei convosco a minha aliança: de hoje em diante nenhuma criatura será exterminada pelas águas do dilúvio e nunca mais um dilúvio devastará a terra». Deus disse ainda: «Este é o sinal da aliança que estabeleço convosco e com todos os animais que vivem entre vós, por todas as gerações futuras: farei aparecer o meu arco sobre as nuvens e aparecer nas nuvens o arco, recordarei a minha aliança convosco e com todos os seres vivos e nunca mais as águas formarão um dilúvio para destruir todas as criaturas».
Fonte: Bíblia Sagrada

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

O 1º ELEMENTO (3ª SÉRIE)


30
A Vida em Casal

Volto a falar deste assunto, por a valorizar fortemente, e entender ser a base do nosso equilíbrio; a família.
A nossa sociedade é constituída de conceitos, direitos pré concebidos e conquistados. As emancipações, maturidade e as liberdades conquistadas por meio desta, suposta, democracia, facultaram às pessoas todo o tipo de direitos tais como aqueles em que os casais teimam em adquirir quando resolvem separar-se. O marido luta pelos seus direitos, a mulher também os requer a si. A questão é muito simples e prática:
Quem pensa nos direitos das crianças que ficam desfalcadas da sua família e muito mais fragilizadas em termos psicológicos? Sendo que a estabilidade familiar é a sua própria estabilidade emocional, condição fundamental para que sejam adultos confiantes e seguros. Quem paga? Quem conseguirá repor este desmoronar nas suas vidas e para o qual nada contribuíram?
Será assim tão complicado viver numa sã convivência? Ou haverá assim tantas diferenças entre nós ao ponto de necessitarmos de nos preencher apenas com as qualidades de cada um?

Paulo Gonçalves

A FRASE DA SEMANA


Caminhar para crescer, é parte da nossa missão na terra.
(Paulo Gonçalves)

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

QUARESMA


Por entre as gotas da chuva.
Lágrimas do nosso Salvador.
Que toda a terra se compadeça,
Do teu sofrimento, Senhor!

Foto: textospartilhas.blogspot.com


Paulo Gonçalves

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

CARNAVAL DE PENICHE CHEIO DE MAGIA


DESFILE DESLUMBRANTE





CARNAVAL, UM DESFILE FANTÁSTICO




CARNAVAL DE PENICHE




CARNAVAL 2012




CARNAVAL DE PENICHE




CARNAVAL




CARNAVAL DA NOSSA CIDADE




CARNAVAL 2012




CARNAVAL




CARNAVAL




CARNAVAL



CARNAVAL PENICHE




CARNAVAL DE PENICHE




CARNAVAL 2012




CARNAVAL, UM MAR DE GENTE EM PENICHE




CARNAVAL 2012



CARNAVAL