sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SEARA ABERTA


Seara 2

Eutanásia.
Direito ou Não?

Vale a pena saber o que pensam os leitores acerca deste assunto.
Em caso terminal e sem esperança de viver dignamente teremos nós, direito a pôr termo à vida?
A opinião da sociedade conta e por isso vale a pena discutir, dialogar opinar e partilhar.
Aguardo comentários.
Autor:  Vários Colaboradores  (Professor, Comentador de Rádio, Escritores e Editor Cultural)
Uma ideia conjunta, entre todos, de temas e abordagens.

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Fascínio

"Ventos de Poesia"

Aqueles sonhos
Que sonhei
E que nunca realizei
Esperança de alguém
Que tem o desejo
De ir mais além.
Este corpo é luz
Este sonhar é magia
Que entrelaça o sonho
Numa mágica fantasia.
Talvez chegue o dia,
Término de longa melancolia.
Realize esse desejo.
E acabe em alegria.

Paulo Gonçalves

EVANGELHOS


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 23,1-12)
Naquele tempo, Jesus falou à multidão e aos discípulos, dizendo: «Na cadeira de Moisés sentaram-se os escribas e os fariseus. Fazei e observai tudo quanto vos disserem, mas não imiteis as suas obras, porque eles dizem e não fazem. Atam fardos pesados e põem-nos aos ombros dos homens, mas eles nem com o dedo os querem mover. Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens: alargam os filactérios e ampliam as borlas; gostam do primeiro lugar nos banquetes e dos primeiros assentos nas sinagogas, das saudações nas praças públicas e que os tratem por ‘Mestres’. Vós, porém, não vos deixeis tratar por ‘Mestres’, porque um só é o vosso Mestre e vós sois todos irmãos. Na terra não chameis a ninguém vosso ‘Pai’, porque um só é o vosso pai, o Pai celeste. Nem vos deixeis tratar por ‘Doutores’, porque um só é o vosso doutor, o Messias. Aquele que for o maior entre vós será o vosso servo. Quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».
Fonte: Bíblia Sagrada

OS SANTOS DA SEMANA


(Semana 44)
30.10.11 – Stª. Doroteia
31.10.11 – Sto. Afonso Rodrigues
01.11.11 – Solenidade de Todos os Santos
02.11.11 – Fiéis Defuntos
03.11.11 – S. Martinho de Porres
04.11.11 – S. Carlos Barromeu
05.11.11 – S. Zacarias

Paulo Gonçalves

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

AQUELA MANHÃ


"Mágica Maresia"

Naquela manhã tudo se tinha desmoronado. Entre rasgos e fendas de giesta, ramos diversos e ervas daninhas, a sua alma estava no chão. As silvas pareciam inócuas e as dores não sentidas eram afagadas pelo sofrimento.
Da casa dos seus pais, restavam apenas escombros, estes afagavam e guardavam as duras batalhas perdidas.
Deambulando, caminhou sobre as ruínas e na sua cabeça ainda ouvia o ensurdecedor barulho dos tiros e explosões. As lágrimas, teimosamente caiam e vincavam o seu calor no rosto que aquela manhã gelara. Na tez, as rugas da ansiedade, não lhe deixavam caminho para a esperança que se vestia de desespero. No olhar a busca era incessante e percorria a agonia que se impunha.
- Mãe! Pai! - Gritou.
- Mãe! Pai! – Gritou ainda com mais força.
A guerra fizera-se convidada, a fúria das armas e dos bombardeamentos tudo destruíram. Restava-lhe a esperança de não ter perdido os seus pais.
…”Tinha ido buscar água ao rio, ao nascer do dia, conforme lhe mandara a sua progenitora, quando, de repente e chegando ao local um barulho ensurdecedor ecoou por toda a floresta. Uma explosão mesmo ao seu lado e um enorme corrupio da armada deixou-lhe o pânico e o medo. A passarada, estonteantemente esvoaçou. Um esquilo que por ali andava, em desespero, a sua toca encontrou. A sua única saída era um fiel esconderijo onde outrora costumava brincar.
Por fim o silêncio regressou e a medo foi cambaleando no intuito de encontrar a sua casa.
Que restaria? O que se teria passado? Porquê aquela guerra?”…


De entre as ruínas, que teimosamente afastou, a sua vida perdida estava. Entre duas mãos, um crucifixo e todas as suas raízes. Ainda mal vislumbrou uma fotografia de um feliz dia de acção de graças, que manteve guardada na memória e que permaneceu exposta na sala de jantar durante muitos anos. Testemunhos de felicidades vividas ao lado dos seus queridos pais. Fragmentos doces de um passado que se tinha rompido abruptamente.
Uma dor que lhe dilacerou a alma. Um grito forte e profundo. Estava sozinha, como tantas outras crianças deste mundo. Vítimas de guerra, vítimas da dor, vítimas do egoísmo.
- Mãe! Pai! Que faço agora?
- Vem, vem comigo. Ouviu esta frase que partia de uma voz celestial.
- Quem és tu?
- Se confiares em mim, nunca te abandonarei. Esta manhã é a tua salvação.
Olhou de soslaio e conseguiu visualizar uma branca luz. Sentiu calor. Sentiu conforto e deixou-se guiar.
- Já não sinto dor! Já não sinto dor!
Encontrara tudo o que tivera receio de perder. Talvez o valor das coisas se fizesse sentir. Talvez fosse o sentimento real que viera à tona, talvez não se tivesse apercebido da importância do amor. Talvez…Talvez…

A humanidade tem fome. Fome de amor! Fome de justiça! Fome de Paz! Fome de Deus.
Quem te salvará? O amor? O homem, ou o espírito?

Paulo Gonçalves

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

"MAIS PENICHE" a 4 de Novembro

O Novo Blogue "MAIS PENICHE" vai abrir a 4 de Novembro com dois sites; O blogue tradicional e a versão Dynamic.
Muitos trabalhos e muito  se vai falar de Peniche, num novo conceito de Blogue.
Boas leituras!

Paulo Gonçalves

Aplicações Dynamic a 21 de Outubro

Abrem amanhã as duas primeiras aplicações Dynamic para os Bolgues "Peniche Livre" e "Paciência e Outras Coisas". Para aceder basta clicar na lista de Blogues, que se encontra na coluna da direita, no Blogue respectivo e adicioná-lo aos favoritos.
Estes 4 Sites estarão a partir de amanhã, também disponíveis no formato para telemóvel. Delicie-se com a interactividade e...Boas leituras.

Paulo Gonçalves

Os Santos da Semana


(Semana 43)
23.10.11 – S. João de Capristano
24.10.11 – Stº. António Maria Claret
25.10.11 – S. Crispim
26.10.11 – S. Rústico
27.10.11 – Beato Gonçalo de Lagos
28.10.11 – S. Simão e Judas
29.10.11 – S. Narciso
Paulo Gonçalves 

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Tecnologia Dynamic


Apesar da crise, o avanço tecnológico não pára. As inovações que se aplicam à televisão chegam com a TDT (Televisão Digital Terrestre). Na Internet os sites passam a ter aplicação dinâmica (opcional) óptima para Pc’s, i Pod e Tablets. Estas aplicações podem ser imputadas aos Blogues e sites, no seu modelo original, ou estes podem ter novas versões que permitem aceder a todos os conteúdos (Desde o lançamento dos Sites), ou a conteúdos parciais (Sites já construídos) sendo que têm uma maior  rapidez e dinamismo na sua apresentação oferecendo maior facilidade e atractividade na consulta dos conteúdos.
Em Novembro vai nascer um novo Blogue “Mais Peniche” com o modelo tradicional e versão “dynamic”. O mesmo irá acontecer com o “Peniche Livre” e com o “Paciência e Outras coisas”. Recordo que os nossos Blogues poderão ser também lidos no Blogger Buzz, Blogger in Draft, Google Read e Google (Blogger) Feeds.
Com tantas novidades e expansão só posso desejar boas leituras e já agora; que os nossos leitores sintam orgulho nestes sites de Peniche.
Paulo Gonçalves

A Poesia de Margarida Rebelo


Incógnita Vivência

Estrada de sol
Orvalho sentido
Amansa a minha alma
Caminho proibido.
Pensamento constante.
Labirinto…Labirinto…
Nele não me encontro.
Também não me desencontro.
Afinal onde estou?
Afinal quem sou?...
Margarida Rebelo 

domingo, 16 de outubro de 2011

Evangelhos


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 22,15-21)
Naquele tempo, os fariseus reuniram-se para deliberar sobre a maneira de surpreender Jesus no que dissesse. Enviaram-Lhe alguns dos seus discípulos, juntamente com os herodianos, e disseram-Lhe: «Mestre, sabemos que és sincero e que ensinas, segundo a verdade, o caminho de Deus, sem Te deixares influenciar por ninguém, pois não fazes acepção de pessoas. Diz-nos o teu parecer: É lícito ou não pagar tributo a César?». Jesus, conhecendo a sua malícia, respondeu: «Porque Me tentais, hipócritas? Mostrai-me a moeda do tributo». Eles apresentaram-Lhe um denário, e Jesus perguntou:«De quem é esta imagem e esta inscrição?». Eles responderam: «De César». Disse-lhes Jesus: «Então, dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus».
Fonte: Bíblia Dagrada

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

O MEU CANTINHO SOLITÁRIO


16

O trabalho em equipa é fundamental para o êxito. As novas tecnologias fomentam e facilitam esse trabalho, tudo é possível mesmo a grandes distâncias, as reuniões de empresa ou departamento podem acontecer na ausência do director ou chefe, fazendo uso do telemóvel, videoconferência e internet. Graças a estas novas tecnologias as grandes decisões podem ser tomadas sem demoras e em tempo real e ao mesmo tempo que outros assuntos relacionados com a empresa poderão ser resolvidos pelo director no local onde esteja. As empresas podem fazer uso de circulares para comunicar reuniões e congressos. Uma percentagem significativa das pequenas e médias empresas europeias perde oportunidades de negócio todos os anos em resultado directo da escassez de competências linguísticas e interculturais. Embora pareça inequívoco que o Inglês irá manter o seu papel de liderança enquanto língua comercial mundial, serão as outras línguas a marcar a diferença. As línguas não são necessárias apenas para reforçar as vendas e o “marketing”.

Paulo Gonçalves

A FRASE DA SEMANA


A verdade deve ser rumo orientador da nossa vida.
(Paulo Gonçalves)

OS SANTOS DA SEMANA


(Semana 42)
16.10.11 – S. Florentino
17.10.11 – Sto. Inácio de Antioquia
18.10.11 – S. Lucas Evangelista
19.10.11 – S. Pedro de Alcântara
20.10.11 – Stª Irene
21.10.11 – Stª Úrsula
22.10.11 – Stª Maria Salomé
Paulo Gonçalves

domingo, 9 de outubro de 2011

EVANGELHOS


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 22,1-14 forma breve)
Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se de novo aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo e, falando em parábolas, disse-lhes: «O reino dos Céus pode comparar-se a um rei que preparou um banquete nupcial para o seu filho. Mandou os servos chamar os convidados para as bodas, mas eles não quiseram vir. Mandou ainda outros servos, ordenando-lhes: ‘Dizei aos convidados: Preparei o meu banquete, os bois e os cevados foram abatidos, tudo está pronto. Vinde às bodas’. Mas eles, sem fazerem caso, foram um para o seu campo e outro para o seu negócio; os outros apoderaram-se dos servos, trataram-nos mal e mataram-nos. O rei ficou muito indignado e enviou os seus exércitos, que acabaram com aqueles assassinos e incendiaram a cidade. Disse então aos servos: ‘O banquete está pronto, mas os convidados não eram dignos. Ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas todos os que encontrardes’. Então os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala do banquete encheu-se de convidados.
Fonte: Bíblia Sagrada

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

NOVOS COLABORADORES

O Blogue Peniche Livre agradece a todos os que enviaram trabalhos (Foram inúmeros).
Dada a enormíssima adesão a este pedido encerramos de imediato esta abertura a novas colaborações por ser impossível visionar todos os trabalhos num curto espaço de tempo. 
Os autores dos trabalhos seleccionados serão contactados com a devida antecedência.
A todos muito obrigado.   
Paulo Gonçalves

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

LEMBRANÇAS


Capitulo 2

Grande parte da minha infância foi vivida em Peniche de Cima. Não posso esquecer aquele mar revolto, que saltava por cima das muralhas, em dias de nortada e que cobria a praia com limos. A paisagem tornava-se diferente e com ela vinha um forte e inebriante aroma a algas e maresia. Em dias de tempestade o largo destas muralhas ficava cheio de água e era lá que eu e os meus amigos brincávamos. Lembro que esperava ansiosamente que chovesse para termos o nosso lago privado. Passei horas a olhar para o céu e para o mar, este mar que me fez sonhar e sentir feliz. Corria, andava de bicicleta e brincava com carrinhos de cana com bóias de pesca, feitos pelo meu pai. O mar era sempre meu companheiro. Forte da Luz, Praia do Quebrado e Praia de Peniche de Cima eram para mim, locais de sonho e aventuras de piratas, marinheiros, soldados e tantas outras coisas que me deixam tantas saudades. À noite de regresso a casa sonhava com o dia seguinte, muitas vezes ao som da chuva que caía lá fora e que eu gostava tanto de ouvir. Sentia-me protegido. Sentia-me feliz.
Paulo Gonçalves

OS SANTOS DA SEMANA


(Semana 41)
09.10.11 – S. Eleutério
10.10.11 – S. Daniel
11.10.11 – Maternidade de Nossa Senhora
12.10.11 – S. Serafim
13.10.11 – S. Eduardo Rei
14.10.11 – S. Calisto I
15.10.11 – Stª Teresa de Ávila
Paulo Gonçalves

EVANGELHOS


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 22,1-14 forma breve)
Naquele tempo, Jesus dirigiu-Se de novo aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos do povo e, falando em parábolas, disse-lhes: «O reino dos Céus pode comparar-se a um rei que preparou um banquete nupcial para o seu filho. Mandou os servos chamar os convidados para as bodas, mas eles não quiseram vir. Mandou ainda outros servos, ordenando-lhes: ‘Dizei aos convidados: Preparei o meu banquete, os bois e os cevados foram abatidos, tudo está pronto. Vinde às bodas’. Mas eles, sem fazerem caso, foram um para o seu campo e outro para o seu negócio; os outros apoderaram-se dos servos, trataram-nos mal e mataram-nos. O rei ficou muito indignado e enviou os seus exércitos, que acabaram com aqueles assassinos e incendiaram a cidade. Disse então aos servos: ‘O banquete está pronto, mas os convidados não eram dignos. Ide às encruzilhadas dos caminhos e convidai para as bodas todos os que encontrardes’. Então os servos, saindo pelos caminhos, reuniram todos os que encontraram, maus e bons. E a sala do banquete encheu-se de convidados.
Fonte: Bíblia Sagrada

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

NOVOS COLABORADORES

O Blogue Peniche Livre esteve aberto a novas colaborações.
Os trabalhos serão agora, sujeitos a avaliação para posterior aprovação e serão destinados a entrar no Peniche Livre, Paciência e Mais Peniche.

Paulo Gonçalves

DICIONÁRIO

"Novidade"

O BLOGUE CONTA, A PARTIR DE HOJE COM MAIS UMA IMPORTANTE FERRAMENTA.
NA COLUNA ESQUERDA DO SITE JÁ PODE CONSULTAR O NOSSO DICIONÁRIO DE PORTUGUÊS.

Paulo Gonçalves