quarta-feira, 30 de março de 2011

ANIVERSÁRIO PENICHE LIVRE (4 DE ABRIL)

Fim-de-Semana especial de aniversário;

O Que Me Ficou no Goto (Especial Grease)
A Minha Folha de Papel
Peniche, Horizonte Temporal (Estreia)
Pensamento
O Meu Livro




Paulo Gonçalves

A FRASE DA SEMANA

Lar com Jesus é lar com amor.
(Paulo Gonçalves)

OS SANTOS DA SEMANA

(Semana 14)
03.04.11 – S. Benigno
04.04.11 – S. Isidro
05.04.11 – S. Vicente Ferrer
06.04.11 – S. Marcelino
07.04.11 – S. Donato
08.04.11 – S. Dionísio
09.04.11 – S. Marcelo
Paulo Gonçalves

sábado, 26 de março de 2011

EVANGELHOS

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
(Jo 4,5-42)
Naquele tempo, chegou Jesus a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, junto da propriedade que Jacob tinha dado a seu filho José, onde estava a fonte de Jacob. Jesus, cansado da caminhada, sentou-Se à beira do poço. Era por volta do meio dia. Veio uma mulher da Samaria para tirar água. Disse-lhe Jesus: «Dá-Me de beber». Os discípulos tinham ido à cidade comprar alimentos. Respondeu-Lhe a Samaritana: «Como é que Tu, sendo judeu, me pedes de beber, sendo eu samaritana?» De facto, os judeus não se dão com os samaritanos. Disse-lhe Jesus: «Se conhecesses o dom de Deus e quem é Aquele que te diz: ‘Dá-Me de beber’, tu é que Lhe pedirias e Ele te daria água viva». Respondeu-Lhe a mulher: «Senhor, Tu nem sequer tens um balde, e o poço é fundo: donde Te vem a água viva? Serás Tu maior do que o nosso pai Jacob, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, com os seus filhos e os seus rebanhos?» Disse-Lhe Jesus: «Todo aquele que bebe desta água voltará a ter sede. Mas aquele que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede: a água que Eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente que jorra para a vida eterna». «Senhor, suplicou a mulher, dá-me dessa água, para que eu não sinta mais sede e não tenha de vir aqui buscá-la». Vejo que és profeta. Os nossos pais adoraram neste monte e vós dizeis que é em Jerusalém que se deve adorar». Disse-lhe Jesus: «Mulher, podes acreditar em Mim: Vai chegar a hora em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vai chegar a hora – e já chegou – em que os verdadeiros adoradores hão-de adorar o Pai em espírito e verdade, pois são esses os adoradores que o Pai deseja. Deus é espírito e os seus adoradores devem adorá-l’o em espírito e verdade». Disse-Lhe a mulher: «Eu sei que há-de vir o Messias, isto é, Aquele que chamam Cristo. Quando vier há-de anunciar-nos todas as coisas». Respondeu-lhe Jesus: «Sou Eu, que estou a falar contigo». Muitos samaritanos daquela cidade acreditaram em Jesus, por causa da palavra da mulher. Quando os samaritanos vieram ao encontro de Jesus, pediram-Lhe que ficasse com eles. E ficou lá dois dias. Ao ouvi-l’o, muitos acreditaram e diziam à mulher: «Já não é por causa das tuas palavras que acreditamos. Nós próprios ouvimos e sabemos que Ele é realmente o Salvador do mundo».
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
(Rom 5,1-2.5-8)
Irmãos: Tendo sido justificados pela fé, estamos em paz com Deus, por Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual temos acesso, na fé, a esta graça em que permanecemos e nos gloriamos, apoiados na esperança da glória de Deus. Ora, a esperança não engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado. Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores. Dificilmente alguém morre por um justo; por um homem bom, talvez alguém tivesse a coragem de morrer. Deus prova assim o seu amor para connosco: Cristo morreu por nós, quando éramos ainda pecadores.
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS

Leitura do Livro do Êxodo
(Ex 17,3-7)
Naqueles dias, o povo israelita, atormentado pela sede, começou a altercar com Moisés, dizendo: «Porque nos tiraste do Egipto? Para nos deixares morrer à sede, a nós, aos nossos filhos e aos nossos rebanhos?» Então Moisés clamou ao Senhor, dizendo: «Que hei-de fazer a este povo? Pouco falta para me apedrejarem». O Senhor respondeu a Moisés: «Passa para a frente do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel. Toma na mão a vara com que fustigaste o rio e põe-te a caminho. Eu estarei diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Baterás no rochedo e dele sairá água; então o povo poderá beber». Moisés assim fez à vista dos anciãos de Israel. E chamou àquele lugar Massa e Meriba, por causa da altercação dos filhos de Israel e por terem tentado o Senhor, ao dizerem: «O Senhor está ou não no meio de nós?»

Fonte: Bíblia Sagrada

quinta-feira, 24 de março de 2011

A FRASE DA SEMANA

Sorrir para a vida, contribui para que esta te sorria.
(Paulo Gonçalves)

OS SANTOS DA SEMANA

(Semana 13)
27.03.11 – S. João Damasceno
28.03.11 – Sta. Esperança
29.03.11 – S. Jonas
30.03.11 – S. João Clímaco
31.03.11 – S. Amadeu
01.04.11 – S. Venâncio
02.04.11 – S. Francisco de Paula
Paulo Gonçalves

segunda-feira, 21 de março de 2011

EVANGELHOS

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 17,1-9)
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João seu irmão e levou os, em particular, a um alto monte e transfigurou Se diante deles: o seu rosto ficou resplandecente como o sol e as suas vestes tornaram se brancas como a luz. E apareceram Moisés e Elias a falar com Ele. Pedro disse a Jesus: «Senhor, como é bom estarmos aqui! Se quiseres, farei aqui três tendas: uma para Ti, outra para Moisés a outra para Elias». Ainda ele falava, quando uma nuvem luminosa os cobriu com a sua sombra e da nuvem uma voz dizia: «Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai O». Ao ouvirem estas palavras, os discípulos caíram de rosto por terra a assustaram se muito. Então Jesus aproximou se e, tocando os, disse: «Levantai vos e não temais». Erguendo os olhos, eles não viram mais ninguém, senão Jesus. Ao descerem do monte, Jesus deu lhes esta ordem: «Não conteis a ninguém esta visão, até o Filho do homem ressuscitar dos mortos».
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS

Leitura da Segunda Epístola do apóstolo São Paulo a Timóteo
(2 Tim 1,8b-10)
Caríssimo: Sofre comigo pelo Evangelho, apoiado na força de Deus. Ele salvou-nos e chamou-nos à santidade, não em virtude das nossas obras, mas do seu próprio desígnio e da sua graça. Esta graça, que nos foi dada em Cristo Jesus, desde toda a eternidade manifestou-se agora pelo aparecimento de Cristo Jesus, nosso Salvador, que destruiu a morte e fez brilhar a vida e a imortalidade, por meio do Evangelho.
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS

Leitura do Livro do Génesis
(Gen 12,1-4)
Naqueles dias, o Senhor disse a Abrão: «Deixa a tua terra, a tua família e a casa de teu pai e vai para a terra que Eu te indicar. Farei de ti uma grande nação e te abençoarei; engrandecerei o teu nome e serás uma bênção. Abençoarei a quem te abençoar, amaldiçoarei a quem te amaldiçoar; por ti serão abençoadas todas as nações da terra». Abrão partiu, como o Senhor lhe tinha ordenado.
Fonte: Bíblia Sagrada

quinta-feira, 17 de março de 2011

QUARESMA

"Ventos de Poesia"

Tempo quaresmal
Reflecte na tua vida,
No amor sobrenatural.
Reflecte nesta paragem,
Nesta preparação,
No bem e no mal.
Assinala o tempo que antecipa a ressurreição.
Até a natureza se veste da cor do manto...
Que se estende na tua mão.
Antes do renascimento, 
que a Primavera nos oferece.
E que invade todo o teu coração.

Paulo Gonçalves

quarta-feira, 16 de março de 2011

OS SANTOS DA SEMANA

(Semana 12)
20.03.11 – S. Sebastião
21.03.11 – S. Serapião
22.03.11 – Sta. Leia
23.03.11 – S. Toríbio
24.03.11 – S. Agapito
25.03.11 – S. Humberto
26.03.11 – S. Bráulio
Paulo Gonçalves

A FRASE DA SEMANA

Se até a natureza se veste de cor para receber o sol. Também tu, de cor, te deves vestir, enaltecendo o teu senhor.
(Paulo Gonçalves)

MÁGICA MARESIA REGRESSA EM ABRIL


Já disponíveis,
"O MANTO"
"O MEU NATAL"
"O VELHO MOINHO"

"LIÇÃO DE VIDA"
"PERDIDO"

"O CRISTO RESSUSCITADO"
"A VIAGEM"
"A CIGARRA E A ROSA"
"A SAGA DO POBRE AZEITEIRO" 

"A CIGARRA E A FORMIGA"
"O REGRESSO"
"PENICHE, A TERRA PROMETIDA"
"OBRA DE DEUS"
"A LUZ DO NATAL"
"O POBRE E UM BANCO DE JARDIM"
"A PROMESSA"

Em Abril;
EUTANÁSIA

Em Maio;
ERAM TRÊS PASTORINHOS

sábado, 12 de março de 2011

EVANGELHOS

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 4,1-11)
Naquele tempo, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto, a fim de ser tentado pelo Demónio. Jejuou quarenta dias e quarenta noites e, por fim, teve fome. O tentador aproximou se e disse-lhe: «Se és Filho de Deus, diz a estas pedras que se transformem em pães». Jesus respondeu-lhe: «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’». Então o Demónio conduziu-O à cidade santa, levou-O ao pináculo do templo e disse Lhe: «Se és Filho de Deus, lança-Te daqui abaixo, pois está escrito: ‘Deus mandará aos seus Anjos que te recebam nas suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra’». Respondeu lhe Jesus: «Também está escrito: ‘Não tentarás o Senhor teu Deus’». De novo o Demónio O levou consigo a um monte muito alto, mostrou Lhe todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse Lhe: «Tudo isto Te darei, se, prostrado, me adorares». Respondeu lhe Jesus: «Vai te, Satanás, porque esta escrito: ‘Adoraras o Senhor teu Deus e só a Ele prestaras culto’». Então o Demónio deixou-O e logo os Anjos se aproximaram e serviram Jesus.
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS

Leitura do apóstolo São Paulo aos Romanos
(Rom 5,12-19)
Irmãos: Assim como por um só homem entrou o pecado no mundo e pelo pecado a morte, assim também a morte atingiu todos os homens, porque todos pecaram. De facto, até à Lei, existia o pecado no mundo. Mas o pecado não é levado em conta, se não houver lei. Entretanto, a morte reinou desde Adão até Moisés, mesmo para aqueles que não tinham pecado por uma transgressão à semelhança de Adão, que é figura d’Aquele que havia de vir. Mas o dom gratuito não é como a falta. Se pelo pecado de um só pereceram muitos, com muito mais razão a graça de Deus, dom contido na graça de um só homem, Jesus Cristo, se concedeu com abundância a muitos homens. E esse dom não é como o pecado de um só: o julgamento que resultou desse único pecado levou à condenação, ao passo que o dom gratuito, que veio depois de muitas faltas, leva à justificação. Se a morte reinou pelo pecado de um só homem, com muito mais razão, aqueles que recebem com abundância a graça e o dom da justiça, reinarão na vida por meio de um só, Jesus Cristo. Porque, assim como pelo pecado de um só, veio para todos os homens a condenação, assim também, pela obra de justiça de um só, virá para todos a justificação que dá a vida. De facto, como pela desobediência de um só homem, muitos se tornaram pecadores, assim também, pela obediência de um só, muitos se tornarão justos.
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS

Leitura do Livro do Génesis
(Gen 2,7-9;3,1-7)
O Senhor Deus formou o homem do pó da terra, insuflou em suas narinas um sopro de vida, e o homem tornou-se um ser vivo. Depois, o Senhor Deus plantou um jardim no Éden, a oriente, e nele colocou o homem que tinha formado. Fez nascer na terra toda a espécie de árvores, de frutos agradáveis à vista e bons para comer, entre as quais a árvore da vida, no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal. Ora, a serpente era o mais astucioso de todos os animais do campo que o Senhor Deus tinha feito. Ela disse à mulher: «É verdade que Deus vos disse: “Não podeis comer o fruto de nenhuma árvore do Jardim”?» A mulher respondeu: «Podemos comer o fruto das árvores do jardim; mas, quanto ao fruto da árvore que está no meio do jardim, Deus avisou-nos: “Não podeis comer dele nem tocar-lhe, senão morrereis”». A serpente replicou à mulher: «De maneira nenhuma! Não morrereis. Mas Deus sabe que, no dia em que o comerdes, abrir-se-ão os vossos olhos e sereis como deuses, ficando a conhecer o bem e o mal». A mulher viu então que o fruto da árvore era bom para comer e agradável à vista, e precioso para esclarecer a inteligência. Colheu o fruto e comeu-o; depois deu-o ao marido, que estava junto dela, e ele também comeu. Abriram-se então os seus olhos e compreenderam que estavam despidos. Por isso, entrelaçaram folhas de figueira e cingiram os rins com elas.
Fonte: Bíblia Sagrada

sexta-feira, 11 de março de 2011

O QUE ME FICOU NO GOTO (BEE GEES) HOW DEEP IS YOUR LOVE


Muito marcantes para a minha geração. Quem não dançou ao som dos Bee Gees?
Paulo Gonçalves

O MEU CANTINHO SOLITÁRIO (2ª SÉRIE)

Último
14
Hoje em dia existem muitas estações de televisão, rádios, e revistas, mpresas que empregam muitas pessoas. O país está mais próximo e acessível aos acontecimentos. Os debates e as notícias chegam de imediato às populações. Hoje, e através da Internet, no local de trabalho, temos acesso a vários tipos de informação como os decretos e legislação do Diário da República, ou por exemplo nos serviços da protecção civil com o acesso à meteorologia pormenorizada de forma a alertar, a tempo e horas, as populações acerca das condições atmosféricas.
Não queremos estar sós. Lutamos por proximidade. Somos aldeia global.
O CANTINHO REGRESSA COM UMA TERCEIRA SÉRIE EM SETEMBRO PRÓXIMO.
Paulo Gonçalves

OS SANTOS DA SEMANA

(Semana 11)
13.03.11 – S. Salomão
14.03.11 – Sta. Matilde
15.03.11 – S. Raimundo
16.03.11 – S. Hilário
17.03.11 – S. Patricio
18.03.11 – S. Cirilo
19.03.11 – S. José (Dia do Pai)
Paulo Gonçalves

A FRASE DA SEMANA

Para valorizarmos um dia de sol, temos que viver dias de chuva.
(Paulo Gonçalves)

EVANGELHOS

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
(Mt 7,21-27)
Naquele tempo, Disse Jesus aos seus discípulos: «Nem todo aquele que Me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos Céus, mas só aquele que faz a vontade de meu Pai que está nos Céus. Muitos Me dirão no dia do Juízo: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizámos e em teu nome que expulsámos demónios e em teu nome que fizemos tantos milagres?’ Então lhes direi bem alto: ‘Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade’. Todo aquele que ouve as minhas palavras e as põe em prática é como o homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; mas ela não caiu, porque estava fundada sobre a rocha. Mas todo aquele que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é como o homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as torrentes e sopraram os ventos contra aquela casa; ela desmoronou-se e foi grande a sua ruína».
Fonte: Bíblia Sagrada.

EVANGELHOS

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Romanos
(Rom 3,21-25a.28)
Irmãos: Independentemente da Lei de Moisés, manifestou-se agora a justiça de Deus, de que dão testemunho a Lei e os Profetas; porque a justiça de Deus vem pela fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os crentes. De facto não há distinção alguma, porque todos pecaram e estão privados da glória de Deus; e todos são justificados de maneira gratuita pela sua graça, em virtude da redenção realizada em Cristo Jesus, que Deus apresentou como vítima de propiciação, mediante a fé, pelo seu sangue, para manifestar a sua justiça. Na verdade, estamos convencidos de que o homem é justificado pela fé, sem as obras da Lei.
Fonte: Bíblia Sagrada

EVANGELHOS

Leitura do Livro do Deuteronómio

(Deut 11,18.26-28.32)
Moisés falou ao povo dizendo: «As palavras que eu vos digo, gravai-as no vosso coração e na vossa alma, atai-as à mão como um sinal e sejam como um frontal entre os vossos olhos. Ponho hoje diante de vós a bênção e a maldição: a bênção, se obedecerdes aos mandamentos do Senhor, vosso Deus, que hoje vos prescrevo; a maldição, se não obedecerdes aos mandamentos do Senhor, vosso Deus, afastando-vos do caminho que hoje vos indico, para seguirdes outros deuses que não conhecestes. Portanto, procurai pôr em prática todos os preceitos e normas que hoje vos proponho».
Fonte: Bíblia Sagrada

terça-feira, 8 de março de 2011

CARNAVAL DE PENICHE 2011


"Ventos de Poesia"
Sorrisos Lindos!
Alegria e Magia
Grande é a Euforia
Que a Todos Contagia.



Grande é a euforia
Grande é o momento
Vivência de alegria
Que nos devolve o alento

A magia está na rua
Com entusiasmo e cor
Nas ruas desta cidade
Nada para este calor!

Calor que vem da alma
Gente pura! Gente alegre!
Mesmo em duras batalhas.
Não se detém esta febre.

Febre forte! Febre viva!
Ninguém levará a mal.
Porque a cidade não pára.
Nestes dias de Carnaval!

Paulo Gonçalves.

CARNAVAL DE PENICHE 2011

CARNAVAL DE PENICHE 2011

CARNAVAL DE PENICHE 2011

CARNAVAL DE PENICHE 2011

CARNAVAL DE PENICHE 2011

domingo, 6 de março de 2011

CARNAVAL DE PENICHE

"Ventos de Poesia"


Grande é a euforia
Grande é o momento
Vivência de alegria
Que nos devolve o alento

A magia está na rua
Com entusiasmo e cor
Nas ruas desta cidade
Nada para este calor!

Calor que vem da alma
Gente pura! Gente alegre!
Mesmo em duras batalhas.
Não se detém esta febre.

Febre forte! Febre viva!
Ninguém levará a mal.
Porque a cidade não pára.
Nestes dias de Carnaval!

Paulo Gonçalves.

CARNAVAL DE PENICHE 2011

CARNAVAL DE PENICHE 2011

CARNAVAL DE PENICHE 2011

CARNAVAL DE PENICHE 2011

CARNAVAL

Neste Inverno de alegria
Haja amor haja folia.
A cor comanda os dias
Ilumina a fantasia.

O samba saiu às ruas
Em desfile de paixão.
Peniche rejubila
Com este povo folião.

Grupos unidos.
Em momentos sem igual.
Fazendo brilhar estes dias…
…dias de Carnaval!

Paulo Gonçalves

quinta-feira, 3 de março de 2011

O CARNAVAL EM PENICHE

O 1º ELEMENTO (2ª SÉRIE)
(21)
O Carnaval de Peniche tem tido um incremento cada vez maior. Lembro os Carnavais da minha infância. Eram dias em que as marchas saiam à rua percorrendo a então, Vila de Peniche.
Lembro também de ir passear ao centro e de os meus pais me comprarem, repetidamente e ano após ano, aquelas bolas de serradura, as serpentinas e as pistolas de água. Associo sempre o frio ao Carnaval pois lembro-me de o sentir todos os anos.
São quatro dias e dois desfiles em que os grupos se esmeram e gastam tudo o que têm para brilhar nas ruas da cidade.
A nossa vida está preenchida de tristes dias em que a monotonia toma conta de nós.
O Carnaval é uma daquelas festas que vem contrariar a tristeza imposta pela rotina do dia-a-dia.

Paulo Gonçalves

quarta-feira, 2 de março de 2011

OS SANTOS DA SEMANA

(Semana 10)

06.03.11 – S. Olegário
07.03.11 – Sta. Felicidade
08.03.11 – S. João de Deus
09.03.11 – Sta. Francisca
10.03.11 – S. Macário
11.03.11 – S. Ramiro
12.03.11 – S. Bernardo
Paulo Gonçalves